Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais inicia na próxima segunda-feira

21/09/2005 12:53

Com a popularização da Internet, atos corriqueiros como ir ao banco, comprar um livro ou uma roupa se transformaram. O acesso a bens e serviços acontece num click. O mesmo click traz a ameaça de hackers e vírus, que se sofisticam tanto quanto os sistemas computacionais projetados por cientistas de áreas como a computação e a engenharia. A necessidade de transmissões de dados mais seguras em redes como a Internet é uma das tônicas das pesquisas da área e será discutida em Florianópolis, de 26 a 30 de setembro, no 5.º Simpósio Brasileiro em Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais (SBSeg 2005).

O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (fapesc), Intel e Microsoft.

“A popularização dos computadores e da Internet trouxe à tona a necessidade de mais segurança”, afirma o professor do Departamento de Informática e Estatística da UFSC (INE) Frank Siqueira, sem esconder que nos últimos tempos a preocupação tem crescido com o surgimento de formas de ataque cada vez mais sofisticadas, como o cavalo de tróia, capaz de roubar as senhas do usuários.

O roubo virtual de uma senha pode trazer grandes problemas, desde a destruição de programas e aqruivos em determinada máquina até a realização de transferências não desejadas de dinheiro de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas. Segundo dados do Governo Federal, no início de 2005 foram registrados 7.942 casos de fraudes na Internet contra 562 no mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento de mais de 1.000% das ocorrências desse tipo, geralmente provocadas pela vulnerabilidade dos computadores e da rede.

A votação digital, por exemplo, também exige segurança, e muita. Um dos painéis do SBSeg abordará exclusivamente as novas tecnologias nessa área. Além dos painéis, o evento terá palestras com convidados estrangeiros: Richard Kemmerer (Universidade da Califórnia, Estados Unidos), Vincente Rijmen (Universidade de Graz, Áustria), Mike Scott (Universidade da Cidade de Dublin, Irlanda), e George Cox (Intel).

Em minicursos e sessões técnicas serão abordados temas como segurança em grades computacionais, comércio eletrônico, políticas de segurança, criminalística computacional, pirataria de software, vírus e outras formas de ataques a sistemas computacionais. A programação completa está no site do evento (http://www.sbseg2005.ufsc.br/programacao.html).

Por Carla Cabral / Coordenadora do Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico da UFSC

FALE com o professor Frank Siqueira, por telefone (48 331-7748) ou e-mail (frank@inf.ufsc.br)

MAIS INFORMAÇÕES sobre o SBSeg 2005 em http://www.sbseg2005.ufsc.br ou através do e-mail sbseg2005@inf.ufsc.br

VISITE TAMBÉM o site do Departamento de Informática e Estatística