Semana da Arquitetura acontece até sexta-feira
Você sabe o que é uma catenária e uma parabolóide hiperbólica? Os alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) vão aprender o que são e como construí-las na Semana da Arquitetura, que começou nesta segunda-feira (19/09). Até sexta-feira, atividades didáticas, lúdicas, investigativas, oficinas, palestras e apresentações artísticas pretendem trazer mais vida ao cotidiano acadêmico e proporcionar uma interação nem sempre possível no dia-a-dia entre alunos, professores, técnicos-adminitrativos. O evento é aberto ao público e se realiza nas instalações do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (ARQ).
Espécie de arco, a catenária será uma das construções propostas nas oficinas. Dias 22 e 23, com a orientação do arquiteto e professor da Universidade de São Paulo (USP) Reginaldo Ronconi, os alunos trabalham para erguer uma catenária de tijolos com um vão de aproximadamente três metros no gramado do ARQ. Em outra oficina, será possível concretizar uma parabolóide hiperbólica, uma derivação de formas geométricas como o triângulo. Sobrepostas, vão se reproduzindo a partir de uma base e servem de sistema estrutural para coberturas, por exemplo. Vitor Lotufo, arquiteto e professor da Escola da Cidade, também de São Paulo, orientará os alunos nessa tarefa quinta e sexta-feira.
Ambos os professores ministram palestras. Ronconi discute a prática do canteiro experimental na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, na quarta-feira, às 18h30, e Lotufo fala sobre os sistemas estruturais na concepção do projeto de arquitetura, na quinta, no mesmo horário.
“A formação de um profissional é mais do que ficar na sala de aula”, diz a professora Maria Inês Sugai, coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFSC. Na sua opinião, educar é algo “mais amplo, que envolve debates, reflexões, apresentação de investigações e experimentação, como está ocorrendo na semana acadêmica organizada pelos estudantes. Questões que no cotidiano profissional são inseparáveis, na escola acabam sendo ministradas de forma fragmentada, o que acaba gerando, como disse o professor Almir Reis, chefe do ARQ, uma “dificuldade em relacionar tecnologia e projeto, principalmente estrutura”.
Além do aprendizado desse conhecimento, o estudante Everson Martins afirma que uma das coisas mais interessantes é a possibilidade de “conhecer melhor os colegas e trabalhar junto”. “Na Semana, fazemos coisas da arquitetura que não estão na sala de aula”, diz. As oficinas de vídeo e as apresentações artísticas também são significativas, na opinião de Everson, porque proporcionam uma “leitura diferente da realidade”, também importante para o arquiteto.
A semana se encerra com a entrega de um prêmio aos projetos mais expressivos para o “pavilhinho” do ARQ, dia 23, às 18h30. Os trabalhos foram entregues dia 19 e estão sendo avaliados por uma comissão formada por professores e estudantes. O Concurso do Pavilhinho, assim como a Semana da Arquitetura, tem o apoio da Direção do Centro Tecnológico e da Pró-Reitoria de ensino de Graduação.
A Semana da Arquitetura está sendo realizada como atividade de greve. De acordo com a professora Maria Inês, esse é um evento extracurricular e tradicionalmente as aulas são suspensas para a sua realização. Para o acadêmico Everson, a greve comprometeu a participação, principalmente dos alunos.
Por Carla Cabral, coordenadora do Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico/UFSC
FALE com os professores Almir Reis e Maria Inês Sugai, por telefone (48 331 9550/9572) ou e-mail (almir@arq.ufsc.br e misugai@uol.com.br).
FAÇA o download da programação completa da Semana da Arquitetura.
VISITE o site do ARQ em http://www.arq.ufsc.br



























