Segunda-feira é o último dia para se inscrever nos minicursos gratuitos da 5ª SEPEX

02/09/2005 16:00

Das 5.360 vagas oferecidas para os 173 minicursos gratuitos na 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC, menos de 450 ainda estão disponíveis. As inscrições prosseguem até esta segunda-feira, 5 de setembro. Os interessados podem se inscrever no site www.sepex.ufsc.br. Quem não tiver acesso a computador e internet pode fazer a inscrição no terceiro andar do prédio da Editora da UFSC, entre 9h e 12h, e das 14h às 17h.

Os encontros têm duração de 4h (período único) ou 8h (em dois períodos) e serão realizados nos quatro dias do evento. Abrangem diversas áreas de pesquisa e extensão da universidade, incluindo todos os centros de ensino e áreas de conhecimento, alguns com títulos interessantes como “Música e Dança do Maracatu”e “O exercício da palavra poética na escola”

Projeto de Protocolos com LOTOS/ISSO” – Os protocolos são imprescindíveis para o funcionamento de redes de computadores e de telecomunicações, e usados na automação de fábricas., em duas partes. Na segunda parte, serão desenvolvidos estudos de casos práticos e de interesse atual, incluindo um sistema para evitar a clonagem de telefones celulares.

Muitos minicursos serão voltados para a prática de exercícios físicos ou o desenvolvimento da saúde corporal e espiritual. Cursos de capoeira e capoeira angola serão oferecidos pelo Colégio de aplicação e pelo CDS. O curso de “Crítica Cultural e Capoeira” e também o curso “Capoeira e o Ensino da História da África: Apontamentos sobre os paradoxos convergentes”..

Uma boa opção principalmente para os novatos na UFSC seja graduação ou pós-graduação é o “Conhecendo a Biblioteca”, para propiciar o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a seleção de recursos e serviços para atender as necessidades informacionais.

Mais específico e não menos interessante é o “Da tradução como experiência”, indicado aos alunos da graduação, pós-graduação e tradutores, visa mostrar a partir dos pressupostos bermanianos a importância da tradução como intervenção cultural, isto é que esta prática pode vir a participar na manutenção das trocas interculturais.

Após a conclusão do minicurso, os participantes têm direito a um certificado, emitido pelo Departamento de Apoio à Extensão da UFSC

Obs: Todos minicursos citados possuíam vagas disponíveis no momento de veiculação desta matéria.

Por Willian Vieira / Bolsista de Jornalismo e Alita Diana jornalista coordenadora da Agência de Comunicação da UFSC