Psicologia aplicada ao campo jurídico é discutida em seminário

20/09/2005 12:07

Será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, no auditório da Reitoria da UFSC, o II Seminário de Psicologia Jurídica. O encontro tem como objetivo avaliar a qualidade da produção científica da área, analisar as condições de inserção dos psicólogos que trabalham no campo jurídico, além de ampliar as reflexões sugeridas durante o primeiro seminário, realizado no ano passado.

A programação prevê a realização de mesas-redondas com profissionais da área abordando temas como violência psicológica, conflitos familiares, comportamento e lei, condições de inserção e de intervenção profissional de psicólogos nas organizações de Justiça. Na quinta-feira, às 18h, haverá o lançamento do livro “O trabalho do psicólogo no campo jurídico”, organizado por Roberto Moraes Cruz, Saidy Maciel e Dario Ramirez, membros do Grupo de Psicologia Jurídica do Estado de Santa Catarina, responsável pela realização do seminário.

O Grupo de Psicologia do Estado de Santa Catarina, formado em setembro de 2003, reúne professores e alunos de várias universidades como UFSC, a Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Universidade do Sul Catarinense (UNISUL), e também de instituições como a Associação Catarinense de Ensino (ACE) e a Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Os participantes realizam encontros quinzenais na UFSC para discutir assuntos ligados à psicologia jurídica.

O seminário é direcionado, principalmente, para professores das áreas de psicologia e direito, pesquisadores, assistentes sociais, advogados e estudantes. As inscrições podem ser feitas pelo site www.psicologiajuridica.cjb.net mediante o pagamento de uma taxa de R$70 para estudante e de R$140 para profissionais.

Informações pelo telefone: 331-9904

Por Julia Fecchio / Bolsista de Jornalismo da Agecom/UFSC