Projeto da UFSC integra portadores de necessidades especiais à universidade
Um projeto da UFSC vem unindo professores e alunos de várias áreas do conhecimento na busca da melhoria de qualidade de vida de pessoas portadoras de necessidades especiais. Chamado de “Programa Integrado de Atenção Especial às Pessoas Portadoras de Deficiência”, o projeto é coordenado pelo professor Luciano Lázzaris Fernandes, do Centro de Desportos. Conta também com a parceria de professores do Centro Sócio-Econômico (CSE), do Centro de Ciências da Saúde (CCS) e do Colégio de Aplicação da UFSC.
Para atingir este objetivo, os professores da universidade têm cadastrado alunos com deficiência para desenvolver atividades multidisciplinares. Entre essas atividades estão o atendimento odontológico diferenciado, feito por alunos do curso de Odontologia da UFSC, e o acompanhamento social, realizado pelos acadêmicos de Serviço Social. Como parte integrante deste projeto, o Colégio de Aplicação da UFSC tem desenvolvido políticas de inclusão social com alunos portadores de deficiência.
Iniciado em novembro de 2004 e com duração até agosto deste ano, o projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC). O órgão federal deu um financiamento de R$ 80 mil para as atividades programadas, que foram divididas em duas etapas. Na primeira, os professores e bolsistas – 15, ao total – receberam uma capacitação para atender os deficientes físicos e mentais. Na segunda os programas foram iniciados. Em julho uma exposição mostrou os resultados parciais do programa, que já pediu a renovação do convênio com o MEC para este ano.
O projeto faz parta da programação do Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), que acontece entre os dias 11 e 13 de setembro na UFSC. Será apresentado na terça-feira, dia 12, das 17h30min às 17h50min, na sala 2 da Seção Técnica 08.
Por Leo Branco /Bolsista de Jornalismo da Agecom/UFSC