Idosos sobem ao palco para encenar suas histórias de vida

27/09/2005 14:36

Grupo Chão de Estrela é composto por dez integrantes

Grupo Chão de Estrela é composto por dez integrantes

O grupo de teatro do Núcleo de Estudos da Terceira (NETI) completa cinco anos de estrada com uma montagem que tem na vida dos participantes o foco das atenções. O espetáculo “Nos Cantos da Memória” entra em cartaz de sexta a domingo (30/9, 1 e 2/10), no Teatro da Igrejinha da Universidade Federal de Santa Catarina, em comemoração ao mês do idoso. As apresentações acontecem às 20h.

A montagem surge como resultado de dois anos de trabalho do Chão de Estrela com a diretora, atriz e jornalista Maria Paula Carvalho Bonilha, que desenvolve, em parceria com o NETI, um projeto-piloto homônimo. O projeto propõe a realização de oficinas de teatro com alunos do NETI e da comunidade pertencente à terceira idade.

“Nos Cantos da Memória” fez pré-estréia nas 4ª e 5ª Sepex (Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC), e em curta temporada para o público do NETI, no Teatro da Igrejinha (UFSC), em junho deste ano.

Fragmentos de vida no palco

“Nos Cantos da Memória” aposta no resgate de narrativas e histórias de vida dos participantes como eixo de conexão e aproximação da expressão cênica e da linguagem teatral. Desta forma, as narrativas atuam como ‘pré-textos’ a serem vivenciados e compartilhados pelo grupo ao longo do processo.

Idades variam de 50 a 86 anos

Idades variam de 50 a 86 anos

Segundo a diretora Maria Paula Carvalho Bonilha, o projeto teve como gatilho inicial o exercício de escritura narrativa e socialização de memórias em grupo, a partir de diferentes técnicas de contação de histórias.

Após a repercussão e vivência das memórias dos participantes, foram realizados exercícios de improvisação individual e em grupo, com o objetivo de montagem das cenas e escritura do texto dramatúrgico. Diferentes tipologias textuais surgiram a partir da exploração da via física ou corporal, da experimentação musical e da manipulação de objetos. As cenas foram elaboradas para que o trabalho possa ser levado a diversos ambientes e instituições da cidade.

O Grupo

O Chão de Estrela foi criado por Elfriede Kalvelage, uma das fundadoras do NETI e coordenadora de grupos de convivência no núcleo. Imigrante alemã radicada no Brasil desde a Segunda Guerra Mundial, Elfriede visualizou no Chão de Estrela não apenas uma maneira de estimular a (re)construção de valores de cidadania e auto-estima, mas também o desenvolvimento da expressão e formação artísticas.

Atuando desde 2000, o Chão de Estrela é composto por dez integrantes com idade entre 50 e 86 anos. Em março de 2001, o grupo estreou sua primeira montagem, “O Milagre”, uma adaptação do texto L’Annonce faite a Marie, de Paul Claudel, dirigido por Márcio Correa. “O Milagre” percorreu diversos teatros e espaços alternativos da capital e grande Florianópolis.

Em junho de 2003, Maria Paula Carvalho Bonilha iniciou o projeto “Nos Cantos da Memória” com o grupo. Em novembro de 2004, o NETI e o Chão de Estrela receberam o certificado de participação do projeto na Categoria Programas Exemplares do Concurso Banco Real Talentos da Maturidade.

Grupo Chão de Estrela (integrantes)

Elfriede Kalvelage

Idemício Silveira

Edilberto Brito

Rejane Sperb

Helena Maria Schuch

Jurema Goulart

Ilza Gonzalez

Yara Gre

Juracy Manoel Pires

Léa Palmira

O QUÊ? Espetáculo “Nos Cantos da Memória”

QUANDO? 30/9, 1 e 2/10

ONDE? Teatro da Igrejinha/UFSC

QUANTO? R$ 3,00

Mais informações pelos telefones: (48) 9965-4504 com Maria Paula

ou (48) 9962-1836 com Brito.

e-mail: mariapaulacarvalho@hotmail.com