Centro de Desportos colabora com análise do desempenho da equipe do Figueirense
A pedido do técnico do Figueirense, Adilson Batista, uma equipe de estudantes coordenada pelo professor Alex Christiano Barreto, do Centro de Desportos da UFSC, fez a análise do jogo Figueirense e Goiás, realizado na tarde desta quarta-feira, 7/9. Foi utilizado um software que faz análise do jogo em tempo real. A qualquer momento do jogo o treinador tem as informações da partida, de todos os jogadores, em gráficos, tabelas, posicionamento no campo e o tempo de jogo da ocorrência. Foi utilizado um Notebook para fazer a interpretação.
As informações eram passadas durante o jogo diretamente para o treinador, através do sistema de comunicação do auxiliar do treinador que ficou com a equipe numa cabine do estádio.
O software analisa até 33 variáveis em cada jogo. As analisadas ontem foram definidas pelo treinador antes do jogo. Quem fez o registro para as análises foram os alunos da disciplina
Seminário em Aprofundamento em Esportes: Futebol, do Curso de Educação Física. Os alunos passaram por um treinamento para participar da atividade.
Ao final do jogo, em uma pequena reunião, as informações finais foram passadas ao treinador do Figueirense. “A avaliação e recepção do Adilson foi extremamente positiva e fomos convidados para fazer análise da próxima aprtida, dia 18/9, entre Figueirense x Corinthians”, informa o professor Barreto. Segundo ele, a experiência foi extremamente positiva também para os acadêmicos.
Informações com o professor Alex Christiano Barreto, fone 331 9464, ramal 15