Alunos da rede municipal mostram produção cultural e artística na UFSC
São 400 metros quadrados com exposições sobre alfabetização, livros em braile, hortas escolares, rádio, biblioteca, história e origem da colonização, trabalhos étnicos, artesanato, terceira idade, brinquedos educativos, reciclagem, pintura etc. Esse é o cenário do pavilhão montado pela Rede Municipal de Ensino dentro da 5ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão – Sepex, que está sendo realizada no Campus da UFSC, Praça da Cidadania.
São projetos desenvolvidos por professores e alunos de 37 escolas de ensino fundamental, 60 de educação infantil e grupos de educação continuada. O objetivo principal é o de estimular o olhar dos professores, observar, registrar e ler o que é de interesse para as crianças e discutir as possibilidades apontadas. “Trata-se de uma forma de socializar o conhecimento e de real inclusão”, diz a secretária adjunta de Educação de Florianópolis, professor Sidneya Gaspar de Oliveira.
Ela confessa que não fazia idéia da dimensão dos projetos, que não são feitos de forma enclausurada, dentro de gabinetes. “De fato, são experiências incorporadas que as crianças levam para as suas casas”, ressalta. Oliveira observa que é necessário um trabalho que contemple as capacidades intelectuais, artísticas e criativas das crianças, observando-se a diversidade cultural e o contexto social em que vivem.
A SEPEX, que vai até o próximo dia 17, além de 120 estandes, 1870 painéis de pesquisas, 600 experiências de iniciação científica e 173 minicursos, apresenta a 2ª Feira do Livro Universitário e intensa programação cultural.
Informações www.sepex.ufsc.br
Por Artêmio Reinaldo de Souza/jornalista da Agecom



























