5ª SEPEX: TV digital integrada à rede celular será apresentada durante o evento
A Fundação CERTI (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) demonstrará durante essa semana uma prévia do Projeto Instinct no estande nº53 da 5ª SEPEX – Semana da Pesquisa e Extensão da UFSC, na reitoria da Universidade, que segue até sábado, dia 17. A tecnologia é a mesma que está sendo apresentada em Amsterdam, na IBC 2005, feira especializada em novas tecnologias para a indústria audiovisual e do entretenimento. No final de outubro o Instinct será mostrado no Futurecom, também em Florianópolis.
O que é
Os pesquisadores da CERTI fazem parte do projeto Instinct, um consórcio internacional de 24 membros e que reúne, além de universidades e instituições de pesquisa, empresas de peso como Philips, Siemens, Motorola, Radio Televisione Italiana (RAI), France Telecom e Deutsche Telekom. O projeto teve início em 2004 e terá duração prevista de seis anos, com investimentos da ordem de 50 milhões de euros. O resultado final será a especificação de uma plataforma aberta para a prestação de serviços comerciais de convergência digital através da cooperação de redes sem fio e redes terrestres de radiodifusão de TV.
Enquanto o Brasil desenvolve seu modelo de TV digital, esse grupo de pesquisadores brasileiros já testa protótipos e ferramentas com vistas em um cenário ainda mais avançado: o da convergência entre a transmissão digital de televisão, os sistemas de telefonia móvel e a Internet. Com a integração dessas redes será possível, por exemplo, assistir a todos os canais abertos transmitidos digitalmente diretamente de um dispositivo portátil (como celulares, computadores de mão ou notebooks), receber alertas personalizados sobre a programação e usar a rede de telefonia móvel como um canal de interatividade para solicitar serviços, participar de votações e acessar aplicações de governo eletrônico.
SEPEX – A CERTI vai demonstrar um protótipo onde a combinação das redes de TV e serviços móveis é usada para favorecer a inclusão digital. Para isso, a Fundação desenvolveu um cenário de convergência com base em uma usuária tipicamente brasileira: batizada de “Maria da Silva”, a personagem é uma jovem mãe solteira de classe média-baixa que presta serviços para organizações não-governamentais. Maria usa tanto um celular como um aparelho de TV portátil para acessar serviços como educação à distância, e-mail e e-gov, melhorando assim sua vida pessoal e profissional. “Esta experiência será muito útil ao Brasil, já que aqui a televisão possui um papel fortemente integrador e fundamental como agente de cultura, lazer e exercício da cidadania. A TV aberta ainda é em muitos casos a única fonte de informação da população, e certamente exerce um impacto preponderante na cultura nacional e na cidadania”, afirma Laercio Aniceto Silva, Diretor Executivo do Centro de Inovação em Negócio da CERTI.
Fonte: Assessoria de imprensa da Fundação CERTI/ Por
Mariana Baima/Aline Cabral Vaz[Primeira Via Comunicação]
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