5ª SEPEX : Olimpíada estimula conscientização de jovens sobre saúde e meio ambiente
Nesta sexta-feira, também dentro da programação da 5a SEPEX, será realizada a premiação dos vencedores da etapa catarinense da 2a Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente. Alunos e professores de várias escolas de todo estado estarão presentes na cerimônia que acontece no Auditório do Centro de Convivência da UFSC, às 14h30min.
A realização da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente tem como objetivo estimular o conhecimento e a reflexão dos jovens sobre os problemas e questões desse tema. A segunda edição da olimpíada reuniu alunos do ensino fundamental e médio de 18 escolas públicas e privadas, de 14 municípios catarinenses. Segundo a coordenadora estadual da olimpíada, professora Adriana Mohr, do Centro de Educação da UFSC, apesar da grande divulgação feita nos colégios, a participação do estado nessa segunda edição foi menor em relação à primeira. Mesmo com essa diminuição, Santa Catarina foi o 5o colocado em número de escolas cadastradas na competição.
Os trabalhos inscritos na olimpíada se dividem em três modalidades: arte e ciência, produção de texto e projeto de ciência. A categoria de produção de texto foi a que mais se destacou em número de inscritos no estado, com um total de 22 trabalhos. As escolas catarinenses apresentaram um total de 41 trabalhos, dos quais três já foram premiados na etapa nacional no Rio de Janeiro.
De acordo com Adriana, a Olimpíada de Saúde e Meio ambiente se diferencia por ser uma competição que envolve todas as disciplinas estudadas na escola e que não acontece por meio de provas. Os trabalhos são feitos em grupo e possibilitam um maior contato do aluno com o professor. Ela afirma ainda que a realização da olimpíada é importante para conhecer o que está sendo feito nas escolas, uma vez que, segundo ela, os trabalhos inscritos já estavam sendo desenvolvidos dentro dos colégios, e não foram realizados apenas para participar da competição.
Por Julia Fecchio/ Bolsista de Jornalismo da Agecom