5ª SEPEX: Laboratório de Neurociência do Esporte e Exercício apresenta seus trabalhos

16/09/2005 17:14

O Laboratório de Neurociência do Esporte e Exercício (Lanespe), do Departamento de Psicologia da UFSC, expõe na 5ª Sepex o trabalho “Ciência do Cérebro Aplicada à Psicologia”. Em destaque, um aparelho de “biofeedback”, ligado a um computador num “mental game” (jogo mental) capaz de indicar o nível de ansiedade de uma pessoa, e um banquinho chamado de “Ninar Baby”, auxiliar dos pais na hora de embalar os bebês.

O termo “biofeedback” surgiu em 1969 e entrou em uso quando a ferramenta passou a ser utilizada no ensino e na aprendizagem do processo de autocontrole da mente e do corpo que envolve treinamento. O aparelho em amostra na Sepex funciona da seguinte forma: uma pessoa coloca os dedos indicador e médio em duas placas redondas sobre a mesa, na tela do computador aparece a imagem de uma bolinha colorida que sobe ou desce conforme a “ansiedade” dessa pessoa. Ao final de cinco minutos, um gráfico mostra em que momentos a pessoa estava, ou não, em processo de relaxamento. Os visitantes são aconselhados a pensar em algo que lhe traga sensação de conforto, controlando assim a ansiedade.

O Ninar Baby, criação do professor Emilio Takase, da UFSC, foi criado a partir da idéia de que os bebês, quando ainda no ventre materno, recebiam o estímulo de um “balanço vertical” durante o caminhar da mãe. O banquinho de Takase, que funciona como um balanço vertical, pretende ajudar os bebês a adormecer mais facilmente, acalmá-los e relaxá-los durante a cólica e o choro, momentos em que eles estão agitados e cansados.

A 5ª Sepex fica aberta até o sábado 17/9. O estande do Lanespe é o de número 18.

Mais informações sobre o aparelho de biofeedback no site www.braincoach.net/biofeedback. E a respeito no Ninar Baby em www.ninarbaby.com, www.lanespe.ufsc.br e pelo tel 331 8609.

Por Talita Garcia/ bolsista de Jornalismo da Agecom.