5ª SEPEX: Laboratório de Brinquedos do Colégio de Aplicação é demonstrado

Fotos: Bia Ferrari
O Labrinca é um projeto idealizado pela doutoranda em psicologia Leila Peters, que envolve professores e alunos de vários cursos da UFSC, como Educação Física, Psicologia, Pedagogia, Biblioteconomia e Arquitetura.
Leila afirma que o Labrinca é importante para “trazer a infância para dentro da escola e fazer as crianças aprenderem mais do que conceitos”. É um espaço interativo onde se pode brincar, pesquisar sobre brinquedos, jogos e brincadeiras, com a intenção de valorizar a infância. A idealizadora do Labrinca acha que as crianças têm ali a oportunidade de aprender de uma maneira mais atrativa do que uma aula convencional.
O laboratório conta com brinquedos classificados em sete categorias:
brinquedos de primeira idade, de atividades físicas, intelectuais,
criativas, representando o mundo técnico (como carrinhos), desenvolvendo o lado afetivo (como bonecas) e as relações sociais. O acervo está todo catalogado no sistema Pergamum e disponível para pesquisa pelo site da Biblioteca Universitária.
Parte do acervo foi doada, mas o projeto recebe o apoio financeiro da
Pró-Reitoria de Cultura e Extensão para a aquisição de novas peças.
Por enquanto, os brinquedos só podem ser utilizados pelos alunos do colégio. Mas a intenção é, a longo prazo, estender o uso à comunidade. O laboratório pode ainda funcionar como estágio para alunos da UFSC. Samuel Brito, aluno de arquitetura, adquiriu experiência montando os móveis do Labrinca. Os móveis são todos feitos de material reciclável. Os estofados foram feitos de tampas de garrafas pet e os armários feitos de papelão.
Mais informações pelos telefones 331-9561 e 331-8303.
labrinca@yahoo.com.br
Por Bia Ferrari / bolsista de jornalismo da Agecom