5ª SEPEX: evento prossegue até sábado

Estrutura já está montada
Os trabalhos serão organizados nas áreas de Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia/Ciências Básicas e Trabalho. Projetos que contam com diferentes fontes de financiamento, como o Fundo de Apoio ao Ensino de Graduação (Fungrad), Fundo de Incentivo à Pesquisa (Funpesquisa) o Pró-Bolsa e o Pró-Extensão, programas para apoio a projetos de extensão, têm obrigação de apresentar seus resultados durante a semana, buscando a socialização do conhecimento produzido.
A Sepex é aberta à visitação e recebe a cada ano um número crescente de visitantes e de escolas de todo o estado. As atividades iniciam às 9h e terminam às 21h, nos dias 14, 15 e 16 de setembro. No sábado, 17, a programação inicia às 9h e vai até 17h. Este ano, mais de 150 minicursos serão realizados nos quatro dias da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Para realização da Semana foi montada uma estrutura na Praça da Cidadania, em frente à reitoria da UFSC. Além de abrigar os 1.200 painéis de projetos, esta estrutura será dividida entre estandes interativos. Neles serão mostradas atividades como uma típica cozinha açoriana do século XIX, atividades de capacitação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, estudos sobre potabilização de águas, os trabalhos do Núcleo de Pesquisas em Florestas Tropicais, as ações da Farmácia Viva Itinerante e do Centro Informações Toxicológicas de Santa Catarina. Pesquisas desenvolvidas para valorização de resíduos para uso na construção civil, também na área de neurociência do esporte e exercício, entre outras linhas de ação desenvolvidas em diferentes laboratórios e setores da universidade também poderão ser conhecidas durante o encontro.
Eventos simultâneos
Além da mostra científica e da apresentação de projetos nos estandes interativos, a Sepex reúne uma série de eventos paralelos. Entre eles, o Seminário de Iniciação Científica da UFSC. Seiscentos trabalhos de jovens pesquisadores serão apresentados na forma de painel durante o seminário que integra o processo de avaliação dos estudantes contemplados com bolsas de iniciação científica. A apresentação de trabalhos será também organizada por áreas do conhecimento: ciências exatas e da terra, ciências humanas e sociais e ciências da vida. Alguns estudos serão apresentados também oralmente. O seminário será acompanhado por um comitê externo, formado pelos professores José Borges Neto, da UFPR, Maria Jane Sereno, da UFRGS, Antônio Luis Braga, da UFSM, e José Luiz Rezende Pereira, da UFJF.
Semana da Mecânica
Outro evento paralelo a Sepex é a Semana da Mecânica. O encontro iniciou nesta segunda-feira e prossegue até o final da Semana de Ensino, pesquisa e Extensão da UFSC. Palestras, workshops, exposições e visitas a laboratórios são algumas das atividades previstas. Para ministrar as palestras foram convidados pesquisadores da própria UFSC e de outras instituições de ensino, empresários e executivos, entre eles o presidente da Ford, Antonio Maciel Neto. Além de assuntos técnicos, também serão apresentados casos bem-sucedidos de ex-alunos do departamento, como o diretor da empresa Weg, Décio da Silva, e o presidente da Federação das Indústrias Catarinenses (Fiesc), Alcantaro Corrêa. Na quinta-feira, 15, os laboratórios do departamento estarão abertos à visitação do público.
Ciência e Cultura
Também está programa uma diversificada agenda cultural. Durante o evento acontece no campus universitário a Feira de Editoras Universitárias. No Espaço Cultural Sepex o público poderá conferir uma instalação artística e uma oficina de produção de cerâmica do Museu Universitário. Fora do pavilhão da Sepex está montado um engenho de fabricar farinha. No Centro de Cultura e Eventos pode ser visitada a exposição dos trabalhos da 1a Maratona Fotográfica – 12 horas focando a UFSC, realizada em comemoração aos 45 anos da instituição. Apresentações de boi-de-mamão, filmes e documentários, teatro de fantoches, Canto Coral com músicas indígenas (vozes dos alunos da Escola Whera Tupã Poty Dja e Colégio de Aplicação da UFSC), danças folclóricas e a performance ´As Filhas da Maricota`, são algumas das atrações culturais que acontecerão durante o evento que associa cultura e ciência.
Mais informações pelo telefone 331 9915, ou junto à Agecom: 331 9323 / 331 9602
Arley Reis / Jornalista da Agecom/UFSC




























