UFSC tem 14 Cursos de Graduação classificados com cinco estrelas no Guia do Estudante
Dos 34 cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina analisados pelo Guia do Estudante da Editora Abril, edição de 2006, 14 obtiveram o conceito máximo – cinco estrelas. Outros 14 foram conceituados com quatro estrelas e seis com três estrelas. Nenhum teve média abaixo de três estrelas.
Cursos como Filosofia deram um verdadeiro salto, abandonando as três estrelas recebidas no ano passado para figurar como um curso cinco estrelas esse ano. Os que mantiveram a nota máxima foram Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Filosofia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Química, além de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica – todos os quatro do Centro Tecnológico (CTC).
De acordo com o diretor do CTC, Júlio Szeremeta, a avaliação positiva espelha o trabalho de excelência realizado pelo centro. “Esse resultado é a realidade do que praticamos no CTC em termos de ensino”, aponta.
Pela quinta vez consecutiva, o Curso de Jornalismo da UFSC alcançou cinco estrelas na avaliação do guia. Obtendo o conceito “excelente” desde 2001, a publicação confirma o Jornalismo da UFSC como um dos melhores do país.
Este ano a publicação estará premiando os melhores cursos de cada área, no Prêmio Melhores Universidades – Guia do Estudante e Banco Real 2006. Cada “melhor dos excelentes” receberá um troféu em solenidade realizada no dia 12 de setembro, no Teatro Abril em São Paulo.
Ao receber conceito máximo, o Curso de Jornalismo da UFSC se classificou para prêmio e, sendo o único cinco estrelas da área, são grandes as possibilidades de a instituição ficar com o troféu.
Já entre os que obtiveram quatro estrelas, um dos destaques foi o curso de Educação Física, que manteve a posição do ranking do ano passado, quando o curso foi elogiado pela integração entre a graduação e a pós-graduação nas pesquisas e extensão.
Por outro lado, alguns cursos caíram uma posição no ranking, passando de cinco para quatro estrelas, caso de Serviço Social, Engenharia de Controle e Automação Industrial e Engenharia Sanitária. Um resultado que pode ser revertido no próximo ano, segundo o diretor do CTC. “Continuaremos aprimorando nossas atividades, de forma que todos alcancem a excelência”, afirma.
O Guia do Estudante conta com o apoio de especialistas em educação e representantes de diversas entidades e empresas, além das equipes que visitam as instituições. A avaliação das instituições de ensino superior públicas e particulares é feito sob os seguintes critérios: produção científica, projetos de extensão, número e qualidade dos alunos formados, qualificação dos professores e a infraestrutura oferecida – como bibliotecas e laboratórios. O guia classifica os cursos com nenhuma, três, quatro ou cinco estrelas. De acordo com a editora, o Guia do Estudante/Melhores Universidades 2006 estará disponível nas bancas a partir do dia 19 de setembro.
A 14ª edição da avaliação do Guia do Estudante concedeu estrelas a 1459 cursos universitários oferecidos por 207 instituições de ensino brasileiras. Esse conjunto, que representa o que há de melhor no ensino superior do país, corresponde a 25,4% dos 5752 cursos avaliados pelo guia e a 26,4% das 784 instituições de ensino. A Região Sul concentra o segundo maior número de melhores cursos (27,6% do total). Em relação ao tipo de instituição, as universidades federais concentram 43% das estrelas.
Por Willian Vieira/ bolsista de jornalismo da Agecom
.
        



























