Projeto Pólo UFSC – Arte na Escola realiza curso ´Mediação Cultural na Escola`

Professora é especialista em arte-educação
Durante o minicurso serão apresentadas imagens do espaço estético, coordenado por Fabíola, além de temas abordados em sua dissertação de mestrado em Psicologia, relacionando o local com alunos do ensino fundamental.
O minicurso faz parte das ações programadas para este semestre pelo projeto Pólo UFSC – Arte na Escola, uma parceria entre o Departamento Artístico Cultural e o Colégio de Aplicação da UFSC.
Gratuito e aberto a professores de arte da rede pública e a outros interessados. Informações e inscrições por telefone ou e-mail: (48) 331-9348 e 331-9447 e artenaescola@dac.ufsc.br
Sobre a ministrante e o Espaço Estético
FABÍOLA CIRIMBELLI BÚRIGO COSTA
Mestre em Psicologia pela UFSC. Especialista em Arte-Educação e graduada em Educação Artística – Artes Plásticas pela UDESC. Foi professora da rede Estadual de Ensino e da Escolinha de Arte de Florianópolis. Professora de Artes Visuais no Colégio de Aplicação da UFSC. Membro Fundador do Comitê Very Special Arts Santa Catarina. Participa da Rede Arte na Escola desde 1992
ESPAÇO ESTÉTICO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFSC
O Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC é um espaço que viabiliza exposições e ações educativas: encontros com artistas/autores, debates e oficinas que reflitam sobre a pesquisa em artes visuais produzida, abrindo espaço para interações do universo escolar com o entorno.
O Espaço foi idealizado em 1997, a partir do projeto de ensino e extensão denominado Espaço Estético – CA/UFSC, e em março de 1998 consolida-se, estabelecendo-se em seguida como um espaço permanente da escola. Localizado em espaço de passagem, passa a fazer parte do cotidiano escolar, e sendo de livre acesso para todos, busca abranger a cultura visual para além da sala de aula, consolidando-se como um espaço para apreciação, leitura, reflexão, análise e discussão de diversas produções visuais: as gestadas no dia a dia em sala de aula, bem como as produzidas autonomamente, como fruto de pesquisa de alunos, ex-alunos, comunidade escolar, estudantes, professores de arte, pesquisadores e artistas convidados.
Ao oportunizar o contato direto com imagens estéticas, obras de arte, exercícios gráfico-plástico-visuais, artistas produtores, observadores e leitores, o Espaço Estético possibilita tanto a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem das artes visuais, bem como um processo de vivenciamento da comunidade com os processos que proporcionam vários olhares para a dimensão e a complexidade do mundo artístico.
Em pesquisa concluída em 2004, no programa de Pós-graduação de Psicologia da UFSC, visando pesquisar quais os sentidos do “Espaço Estético do Colégio de Aplicação da UFSC” para alunos do Ensino Fundamental, Fabíola, idealizadora e coordenadora do Espaço, constata a importância de espaços estéticos, artísticos, didáticos e pedagógicos em contextos escolares por possibilitarem o acesso ao universo da produção estético-artístico-visual, criando condições para que alunos e comunidade escolar vivenciem experiências significativas através da exposição da produção, fruição dessas formas e reflexões provenientes da relação arte-vida, expandindo, na dialogia com o outro, valores e conceitos culturais, estéticos, artísticos visuais e éticos.
Em 2005, além do constante apoio recebido do Colégio de Aplicação, o Espaço Estético passa a receber apoio do Programa Pró-Bolsa – Departamento de Apoio a Extensão – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão – UFSC.
Pólo UFSC – Arte na Escola: Realizadores:
INSTITUTO ARTE NA ESCOLA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO – PRCE
DEPARTAMENTO ARTÍSTICO CULTURAL – DAC
COLÉGIO DE APLICAÇÃO – CA
Fonte: [CW]-DAC-PRCE-UFSC, com material da ministante