Professores da UFSC recebem prêmio internacional

01/08/2005 17:03

Um trabalho desenvolvido por dois professores da UFSC e um pesquisador do Emater/Incra recebeu o prêmio prêmio “IFORS for OR in Development”. O trabalho premiado (“A Decision Support Methodology for Increasing Public Investment Efficiency in Brazilian Agrarian Reform”) é inédito para pesquisadores brasileiros e contempla estudo sobre uma metodologia de apoio à decisão que busca aumentar a eficiência de investimentos públicos na reforma agrária brasileira. Receberam a premiação os professores João Neiva de Figueiredo e Carlos Ernani Fries, do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas, e o pesquisador Leonardo Melgarejo, do Emater-RS/Incra.

O prêmio “IFORS for OR in Development” é concedido de três em três anos pela IFORS (www.ifors.org), a Federação Internacional das Sociedades Nacionais de Pesquisa Operacional, à melhor aplicação de Pesquisa Operacional (PO) em países em desenvolvimento. Edições anteriores premiaram aplicações no Chile (1987 e 2002), na Índia (1993) e na China (1996, 1999).

O trabalho que contou com a colaboraão dos professores da UFSC propõe metodologia para avaliação e monitoramento do desenvolvimento de assentamentos, utilizando métodos de pesquisa participante, estatística multivariada e programação matemática. Aplicada com sucesso no Rio Grande do Sul, em universo de 90 assentamentos, a metodologia está sendo utilizada atualmente em um programa nacional de consolidação de assentamentos, desenvolvido pelo Incra, com financiamento do BID, e também na avaliação do programa pró-guaíba, conduzida pela Ascar – Emater/RS.

A IFORS é representada no Brasil pela Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (Sobrapo – www.sobrapo.org.br), que desde 1969 reúne profissionais atuantes na área de Pesquisa Operacional, tanto em universidades como em empresas privadas e em órgãos públicos de âmbito federal, estadual e municipal.

A Pesquisa Operacional pode ser interpretada como uma ciência de

natureza multidisciplinar que se utiliza de modelos matemáticos para buscar as melhores soluções técnico-gerenciais relativas a problemas complexos de decisão. Recentemente, Pesquisa Operacional vem sendo referenciada como a “Ciência do Melhor” (The Science of Better). Detalhes sobre avanços e aplicações correntes desta ciência nas diversas áreas do conhecimento podem ser encontradas

no endereço http:www.scienceofbetter.org

Outras informações podem ser obtidas em http:www.informs.org/Conf/IFORS2005/iforspast.htm

Mais informações com o professor Carlos Ernani Fries, telefone 48 331 7019, e-mail: ernani@deps.ufsc.br