Pesquisadores da UFSC assinam artigos científicos sobre projetos genoma
Em um trabalho conjunto com outras instituições de pesquisa, a UFSC foi responsável pelo seqüenciamento do genoma de duas das bactérias mais prejudiciais à avicultura e à suinocultura do Brasil. A pesquisa foi divulgada na edição deste mês do Journal of Bacteriology, da Associação Americana de Microbiologia, e traz as características do genoma da Mycoplasma hyopneumoniae e da Mycoplasma synoviae. Fruto de um trabalho produzido pela Rede Nacional de Seqüenciamento de DNA (BRGENE) e pela Rede Sul de Análise de Genomas e Biologia Estrutural – Programa de Investigação de Genomas Sul (PIGS) – das quais a UFSC faz parte –, o artigo descreve o seqüenciamento de três genomas inteiros: dois da Mycoplasma hyopneumoniae, responsável pela doença em suínos, e um da Mycoplasma sinoviae, que determina doença em aves.
A UFSC participou de todas as etapas da pesquisa, desde a seleção dos organismos a serem sequenciados até a obtenção das seqüências propriamente ditas. Apenas duas etapas não foram realizadas na UFSC: a preparação de clones com as diferentes partes do genoma dos microoorganismos, realizada pelo Centro de Biotecnologia da UFRGS, e a junção das seqüências de DNA geradas pelos diferentes laboratórios, realizada no Laboratório de Bioinformática do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).
Na UFSC, os trabalhos foram realizados pelo Laboratório de Protozoologia, ligado ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), com a participação de professores, alunos de graduação, mestrado e doutorado, muitos deles com bolsas do CNPq. Mesmo com a publicação do resultado do projeto, as pesquisas sobre as bactérias não serão encerradas. Segundo o professor Edmundo Grisard, professor do MIP e coordenador de projetos de seqüenciamento de genomas na UFSC, tanto a Rede Nacional quanto a Rede Sul continuarão os estudos, até alcançar o desenvolvimento de vacinas e novos métodos de diagnóstico que ajudem a minimizar os prejuízos financeiros causados pelas duas bactérias.
A conclusão do seqüenciamento do genoma da Mycoplasma synoviae fornecerá informações importantes para o controle da infecção dos frangos, que se dá diretamente pelos ovos e causa grandes perdas para a avicultura nacional. Da mesma forma, os resultados sobre a Mycoplasma hyopneumoniae auxiliarão no combate à infecção nos suínos. A Mycoplasma hyopneumoniae determina um tipo de pneumonia que, quando não mata os animais, prejudica seu crescimento. Os prejuízos acarretados pela bactéria ultrapassam os U$ 200 milhões por ano à suinocultura brasileira. – que tem na região Sul 30% de seu rebanho, empregando, direta e indiretamente 2,5 milhões de pessoas.
Segundo Grisard, os resultados da pesquisa poderão ajudar a reduzir os prejuízos para a indústria, incentivando-a a colaborar com o financiamento de novas pesquisas. “Tais resultados permitirão à iniciativa privada ver na pesquisa uma grande aliada, gerando dados que possibilitem a resolução de problemas práticos como o desenvolvimento de vacinas e outros imunobiológicos que, em última instância, permitam a redução de custos de produção”, afirma o professor.
Além da publicação no Journal of Bacteriology, a UFSC já teve outros artigos sobre o projetos genoma divulgados em revistas internacionais. Em 2003, houve a publicação dos resultados do seqüenciamento do genoma da Chromobacterium violaceum na revista Proceedings of the National Academy of Sciences – PNAS. No ano passado, a UFSC participou ainda do volume especial da revista Genetics and Molecular Research, que traz diversos trabalhos sobre a C. violaceum. Os estudos com esta bactéria são desenvolvidos com a expectativa de produção de novos medicamentos.
Mais informações:
Fone (48)3315164 / 3319512
E-mail: grisard@ccb.ufsc.br
Website: http://www.proto.ufsc.br
Por Willian Vieira / Bolsista de Jornalismo da Agecom/UFSC