Parceria entre UFSC e Fundação Hassis vai permitir restauração do mural da Igrejinha

22/08/2005 16:07

A UFSC firmou no dia 11 de agosto um protocolo de cooperação com a Fundação Hassis. O objetivo é o desenvolvimento de projetos, cursos, consultorias e colaboração na área artística e cultural, em parceria também com outras instituições. Os dois principais projetos, que estão em elaboração, são o de restauração do “Mural da Humanidade”, na Igrejinha da UFSC, e a exposição “Hassis 80 Anos” (nome provisório), que vai trazer à universidade a obra do artista plástico Hiedy de Assis Corrêa – o Hassis. Curitibano, durante 40 anos o artista fez sua arte inspirado em Santa Catarina.

A exposição está planejada para acontecer em março de 2006, em 11 pontos de Florianópolis. Quatro destes locais estão na UFSC: a reitoria, a galeria de arte, a igrejinha e o Colégio de Aplicação. A Editora da UFSC vai reproduzir alguns cartazes feitos por Hassis na época em que ele era responsável pela produção gráfica da universidade, quando trabalhava no Departamento de Extensão Cultural.

A aproximação da UFSC e da Fundação Hassis se deu em razão da necessidade de restauração do painel feito pelo artista na igrejinha da universidade. Hassis faleceu em janeiro de 2001 e foi uma das grandes referências da arte contemporânea brasileira. Em julho do mesmo ano surgiu, por iniciativa de suas filhas, a fundação que leva o seu nome.

Inaugurada com o intuito de conservar, guardar e administrar a obra de Assis e inicialmente instalada junto à Educação Superior para Negócios Única, a fundação foi transferida, em janeiro deste ano, para a praia de Itaguaçu, na casa onde o artista morava com a família e trabalhava em seu ateliê. Todo o acervo da fundação está disponível para pesquisas.

Informações: 348 7370/ Fundação Hassis e www.fundacaohassis.org.br

Por Talita Garcia/bolsista de Jornalismo da Agecom.