La Fanfarajä nesta segunda na frente do CCE na UFSC
Uma trupe de 16 músicos franceses em viagem pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Chile e Bolívia: eles formam a La Fanfarajä!, um grupo formado em Lyon, França, que percorrerá a América do Sul por dois
meses e meio, com o objetivo de levar música para um público que geralmente não tem acesso à cultura.
Na bagagem, saxofones, trombones, tubas, percussões, trompetes, flautas e uma grande vontade de conhecer a realidade e a cultura dos locais por onde passam. No repertório, música popular dançante,
influenciada por elementos do jazz e do funk. Os eventos têm o apoio da Aliança Francesa e da Fundaçao Franklin Cascaes.
O ponto de partida do projeto, intitulado Aventura Musical na América Latina, foi o Rio de Janeiro, de onde os músicos partiram no dia 14 de julho, rumo à Lima, Peru, com chegada prevista para o dia 30 de setembro. Serão dez mil quilômetros percorridos e apresentações nas ruas, escolas, hospitais, associações culturais – locais pouco tradicionais que lhes permitem uma maior interação com o público.
Na França, são esses os espaços onde costumam tocar. São mais de uma centena de apresentações, em associações humanitárias, festas das cidades, desfiles, carnavais, festivais de música. Em 2004, a La
Fanfarajä! participou de festivais na Bósnia, Croácia e Itália. Nesse mesmo ano surgiu a idéia para Aventura Musical na América Latina. “A América do Sul nos pareceu um desafio, uma nova fonte de motivação. É uma viagem que nos inspirará e que nos orientará para um caminho musical sempre em evolução”, disse o grupo, antes da partida.
La Fanfarajä! é parte da Associação La Mutafon(k), uma organização criada em Lyon para permitir o desenvolvimento da fanfarra a serviço de ações sócio-culturais. Grande parte do grupo se encontrou na Escola Nacional de Comércio e Desenvolvimento 3A, num curso de especialização na América Latina, Ásia e África. “Não pretendemos mudar as coisas, mas, através de ações simples e concretas, desencadear uma reação de curiosidade e abertura em públicos variados”, comentam.
Fonte:Assessoria de Imprensa da Alliance Française de Florianópolis/Paula Albuquerque tel:222-8925