Grupo da UFSC marca Dia da Saúde em parceria com o Centro de Pesquisas Oncológicas

04/08/2005 18:42

Nesta sexta-feira (5/8), Dia Nacional da Saúde, profissionais do

Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon), da Epagri e do Grupo Néctar de Nutrição e Prevenção da UFSC estarão no Supermercado Giassi de Campinas, em São José, divulgando informações nutricionais e orientando a população sobre como ter uma vida mais saudável através da boa alimentação.

“A data serve para lembrar que alguns cuidados no dia-a-dia podem ajudam a manter as pessoas em boa forma física, e que uma alimentação variada à base de frutas e verduras é um dos alicerces para preservar a saúde do corpo”, destaca a oncologista e subgerente dos Programas de Prevenção do Cepon, Senen Dyba Hauff.

A literatura científica documenta a relação entre alimentação e sua

repercussão na saúde. Obesidade, diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardiovasculares e mais de 18 tipos de câncer, além das deficiências nutricionais, causam mais de 2,7 milhões de mortes por ano em todo o mundo. “Também no Brasil e em Santa Catarina, as duas principais causas de mortalidade são as doenças do coração e o câncer, respondendo por quase metade dos óbitos”, observa Senen Hauff. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), adotando-se uma dieta com pelo menos cinco porções de frutas e verduras, uma redução de 20 a 30% no número de doenças cardiovasculares e câncer pode ser alcançada.

A idéia, segundo a médica, é validar esta forma de educação nutricional e disponibilizar o material criado através deste projeto piloto para todos os supermercados que se dispuserem a assumir sua responsabilidade social, desta forma colaborando na redução das doenças não-transmissíveis. Os alimentos ricos em vitaminas A e C de ação anti-oxidante e os que possuem grande quantidade de fibras, minerais e substâncias bioativas (licopeno, flavonóides, terpenos, etc) são importantes para a proteção das nossa células e o bom funcionamento do organismo.

“Estes alimentos são baratos, acessíveis e muitas vezes nem precisam ser preparados. E se estudos de laboratório confirmam que eles melhoram a saúde humana porque interferem no metabolismo do corpo, no sistema imunológico, na redução de radicais livres contribuindo para o retardo do processo degenerativo do corpo, é nosso papel divulgá-los”, complementa Hauff.

DICAS PARA UMA BOA MESA

– Coma diariamente verduras frescas como cenoura, repolho, agrião e outros verdes

– Coma diariamente frutas inteiras: elas têm mais fibras que os sucos

– Variedade é importante: faça um prato colorido e não faltarão vitaminas e bioativos

– Escolha arroz com feijão várias vezes por semana

– Tempere as verduras com gotas de limão e de azeite de oliva especiarias (orégano, manjericão, tomilho) – Retire o saleiro da mesa e evite os molhos industrializados

– Experimente pão integral: é rico em fibras, estimulando o funcionamento do intestino

– Evite fritar as carnes, procure assar ou grelhar. Aumente o consumo de peixes. Retire a pele das aves antes do preparo

– Escolha leite desnatado ou semidesnatado

Entrevistas e outras informações:

Senen Dyba Hauff, subgerente de

Prevenção do Cepon, fone (48) 99828619,

Daniela Muniz , Grupo Néctar, fone (48) 99034943

Ileana M. Kazapi, professora do Departamento de Nutrição UFSC (48) 331-9784 e 248-8312 e 8803-8347

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde – SES

Assessoria de Imprensa