Engenharia Mecânica da UFSC é um dos vencedores da Etapa Regional Sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica
A atuação integrada com setores da indústria catarinense possibilitou ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (EMC/UFSC) estar entre os vencedores da Etapa Regional Sul do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. “Esse é um resultado importante, fruto de um conjunto de ações que o departamento tem desenvolvido ao longo de sua história”, ressalta o chefe do EMC, professor Lourival Boehs. Agora, o EMC concorre ao Prêmio Nacional na categoria “Instituição de Pesquisa”.
É a primeira vez, desde que o prêmio foi criado em 1999, que um departamento do CTC concorre e classifica-se entre os vencedores. Em edições anteriores do Prêmio Finep, laboratórios do próprio EMC, como o de Soldagem (Labsolda) e o de Materiais (Labmat), tiveram seus projetos analisados pela comissão julgadora.
Entre os classificados da região Sul, o EMC concorre ao prêmio Nacional com o Centro Nacional de Pesquisa de Uva e Vinho, do Rio Grande do Sul, e com a Fundação Certi – Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras, também de Santa Catarina. De acordo com Boehs, o fato de concorrer com a Certi foi uma surpresa gratificante ao EMC. “É com grande orgulho e satisfação que vemos um filho do departamento, criado a partir de uma iniciativa de nossos professores, destacar-se em inovação tecnológica.”
A parceria com o setor produtivo estadual e nacional é uma característica do departamento desde que foi criado, há cerca de 40 anos. “Em meados dos anos 70, depois que fizemos um convênio com a Universidade Técnica da Alemanha, essa integração se acentuou”, explica Boehs. Segundo ele, esse convênio trouxe recursos e experiência aos pesquisadores do EMC, o que acabou por interessar as empresas em estabelecer parcerias.
Atualmente, o departamento trabalha integrado com vários setores da indústria, como metalurgia, eletroeletrônica, semicondutores, petróleo, aeronáutica e metalmecânica, além de produtos têxteis e automotivos. “Essa ligação entre universidade e setor produtivo tornou-se essencial para a inovação tecnológica, pois alia interesses mútuos”, afirma Boehs. O professor ressalta ainda que parcerias com órgãos de fomento, como Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina (FAPESC), foram fundamentais para a conquista do prêmio.
Entre laboratórios, grupos e núcleos de estudos, o EMC conta com cerca de 25 unidades de pesquisa. Juntos, esses pesquisadores já requereram mais de 15 patentes e desenvolveram 53 nomes de produtos, processos e softwares. E esses números se referem apenas aos trabalhos que constam no projeto enviado para concorrer ao Prêmio Finep.
Comunidade acadêmica
Alunos de graduação 896
Alunos de iniciação científica 220
Alunos de pós-graduação 345
Professores 69
Técnicos-administrativos 35
Informações com o professor Lourival Boehs 331- 9225) ou boehs@emc.ufsc.br
Conheça o departamento de Engenharia Mecânica da UFSC em www.emc.ufsc.br
Saiba mais sobre o Prêmio Finep de Inovação Tecnológica em www.expressao.com.br/premiofinep/index.php
Leia Mais:
Departamento comemora conquistas
Além de estar entre os vencedores do Prêmio Finep, o EMC comemora outras conquistas importantes. No início deste mês, o Laboratório de Soldagem (Labsolda) recebeu menção honrosa no Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – ano 2004, organizado pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia (RECyT) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O trabalho que rendeu a homenagem denomina-se “Sistema e processo de soldagem – vencendo a erosão das turbinas hidráulicas de grande porte”.
Nesta semana, o EMC também recebeu a informação de que seus dois cursos tiveram ótimo desempenho na avaliação do Guia do Estudante / Melhores Universidades 2006 – publicação da Editora Abril que analisa instituições de ensino superior públicas e privadas. O curso de Engenharia Mecânica manteve as cinco estrelas conquistadas em edições anteriores, sendo considerado “excelente”. Avaliado pela primeira vez, a graduação em Engenharia de Materiais já conquistou quatro estrelas, o que representa conceito “muito bom” (DH).
Prêmio Finep avalia impacto social
Organizada pela Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia (Finep/MCT), a premiação tem o objetivo de estimular empresas e instituições inovadoras em tecnologia. Entre os critérios avaliados para a seleção dos projetos vencedores está o impacto que cada um deles exerce na sociedade.
O prêmio é dividido em quatro categorias: Empresa, Produto, Processo, Instituto de Pesquisa e Inovação Social. Neste ano, a comissão julgadora escolheu 18 empresas e instituições de pesquisa, dentre os 207 trabalhos inscritos por entidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os primeiros colocados em cada categoria, tanto das etapas regionais quanto da nacional, só serão conhecidos durante as cerimônias de premiação. Além da indicação ao prêmio principal, 14 projetos receberão o Troféu Expressão de Excelência Tecnológica, concedido pela Editora Expressão. Na região Sul, a cerimônia de premiação ocorrerá em Curitiba (PR) no dia 07 de novembro – quando serão conhecidas as instituições e empresas que irão a Brasília concorrer ao Prêmio Nacional. A divulgação dos vencedores da etapa nacional está marcada para o final de novembro.
Fonte: Núcleo de Comunicação do CTC/Por Débora Horn




























