Alunos da área tecnológica substituem o trote violento por solidariedade

08/08/2005 18:05

Uma gincana está levando calouros e veteranos de três cursos de graduação do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC-UFSC) a trocar a violência dos trotes por solidariedade e integração. Até a próxima quarta-feira, dia 10 de agosto, 130 recém-ingressos na Universidade vão doar sangue, agasalhos, visitar os centros acadêmicos (CAs) do CTC e confraternizar. O I Trote Integrado está sendo promovido pelos CAs dos cursos de Engenharia de Controle e Automação Industrial, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica e tem o apoio da Direção do Centro Tecnológico e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

O presidente do CA de Engenharia Elétrica, Rodrigo Kestring, disse que a intenção é “acabar com o trote violento e não humilhar os calouros”. A idéia de realizar uma gincana foi inspirada em atividade semelhante dos alunos do Centro Sócio-Econômico da UFSC. Kestring e seus colegas também pretendem inscrever a atividade num concurso de melhor projeto de integração, promovido pela PRAE e pelo Banco do Brasil.

“O maior problema é controlar quem quer aplicar o trote violento”, afirmou Kestring, que vê a atitude como uma espécie de vingança de alguns sofreram humilhações ao ingressar na universidade. Apesar de ter recebido trote violento quando entrou no Curso de Graduação em Engenharia Elétrica, não revidou. “Temos que evoluir. No futuro queremos ampliar essa integração trazendo problemas de engenharia que beneficiariam a sociedade para os alunos resolverem”, conta, acreditando que é preciso “devolver o que se aprende na universidade à sociedade, que paga esse ensino”.

Ganha a gincana do I Trote Integrado a equipe que obtiver melhor pontuação nas tarefas, que se encerram, na tarde do dia 10, com a eleição de uma rainha entre as nove meninas que ingressaram neste semestre nas Engenharias de Controle e Automação, Elétrica e Mecânica.

Esses cursos de graduação têm, atualmente, 1.615 estudantes. O CTC tem cerca de 5 mil alunos de graduação em seus 12 cursos.

Por Carla Cabral, em 5 de agosto de 2005

Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico/UFSC

FALE com Rodrigo Kestring, por telefone (48 9915 0977) ou e-mail (rodrigofck@yahoo.com.br).

VISITE os Centros Acadêmicos das Engenharias de Controle e Automação (www.caeca.ufsc.br), Elétrica (www.caee.ufsc.br) e Mecânica (www.came.ufsc.br).

CONHEÇA também os departamentos: Automação e Sistemas (www.das.ufsc.br), Engenharia Elétrica (www.eel.ufsc.br) e Engenharia Mecânica (www.emc.ufsc.br).