UFSC já se organiza para sediar o maior encontro científico do Hemisfério Sul
A realização da SBPC Sênior (que reúne pesquisadores do país e exterior), da SBPC Jovem (dirigida a estudantes do ensino fundamental e médio), da SBPC Terceira Idade e da Expoeducação (voltada a professores do ensino fundamental e médio) são atividades que a UFSC está programando para o ano que vem, quando sedia o maior evento científico do Hemisfério Sul – a Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Com uma infra-estrutura superior a 635 mil metros quadrados de edificações, auditórios espalhados em seus 11 centros de ensino e Centro de Cultura e Eventos com auditório de 1.370 lugares, a universidade já está se preparando para sediar o evento que vem sendo realizado no país há 57 anos. Diversas comissões da UFSC participaram de 17 a 22 de julho, em Fortaleza, da 57ª Reunião Anual, buscando conhecer melhor o evento para preparar a instituição para receber o público geral e pesquisadores do país e exterior.
A reunião será realizada de 16 a 21 de julho de 2006, incluindo também a SBPC JNIC (que reúne trabalhos de iniciação científica de universidades de todo o país), a SBPC Enapet (que reúne os Grupos PET), a Expocultural e a Expociência. Estão também previstas outras atividades como feira do livro e de editoras, tenda do circo da ciência, exposição da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, mostra profissional (exposições de instituições que trabalham com formação profissional) e mostra universitária (com exposição das universidades públicas e privadas de Santa Catarina).
Na UFSC, o evento marca também o 46º aniversário da universidade. Durante a 58ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) a UFSC vai mostrar que chega a um momento de consolidação de suas atividades, realizando pesquisas de ponta em diversas áreas, como maricultura, farmacologia, genômica, antropologia, mecânica, elétrica, automação, entre centenas de outras linhas. Com 398 equipes cadastradas no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, organizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a UFSC é considerada uma universidade de pesquisa extensiva, o que significa que é uma instituição que além de realizar pesquisa, transfere o conhecimento intensamente, em especial na formação de recursos humanos.
Em levantamento realizado com este critério e a partir de outros, estipulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a UFSC ficou na quarta colocação entre as universidades federais, por sua produção, número de teses defendidas e áreas de pesquisa. A instituição faz também pesquisas de impacto social e integração regional, como as desenvolvidas na área de maricultura, que provocaram mudança econômica e social em Santa Catarina, com a criação de alternativas de renda pra o pescador artesanal. Graças a um trabalho que conta com o suporte da universidade, Santa Catarina é atualmente o principal produtor nacional de ostras e mariscos.
Para o professor da UFSC e secretário regional da SBPC, Mário Steindel, a escolha da universidade para sediar a reunião é um reconhecimento da capacidade de pesquisa, extensão e formação de recursos humanos. “Será uma semana para discussão de grandes questões nacionais e regionais, além de uma oportunidade para contato com grandes autoridades científicas de diferentes áreas”, avalia o professor do Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSC.
No período da Reunião Anual da SBPC em Florianópolis serão apresentados milhares de trabalhos desenvolvidos em instituições de pesquisa, além de serem realizadas conferências, simpósios e outros eventos. Na Universidade Estadual do Ceará, que sediou o encontro este ano, foram realizados 94 simpósios, 60 conferências, 72 minicursos, entre outras atividades. Mais de 11 mil pessoas realizaram sua inscrição formal, sendo que outras milhares passaram pelo campus, visitando as mostra científicas e participando de atividades culturais.
No encontro de Florianópolis, assim como vem acontecendo em cada uma das reuniões anuais da SBPC, haverá espaço para o debate e a reflexão de metas estratégicas para o desenvolvimento das políticas de desenvolvimento científico e tecnológico do país. As portas da universidade também estarão abertas para a população em geral, que poderá freqüentar as diversas atividades que serão realizadas durante o evento. Um dos pontos altos das reuniões da SBPC é a oportunidade de capacitação de professores de ensino médio, que podem aproveitar diversos cursos para melhoria da qualidade de seu trabalho.
Mais informações sobre a realização da Reunião da SBPC na UFSC com o professor Mário Steindel, fone 331 5163 ou e-mail: ccb1mst@ccb.ufsc.br
Por Arley Reis
Jornalista da Agecom/UFSC