SBPC Jovem leva conhecimentos e experiências científica aos mais novos

20/07/2005 11:03

Alunos das escolas de nível fundamental, médio e técnico têm um espaço reservado especialmente para eles na 57ª Reunião da SBPC. É a SBPC Jovem. Em sua 13ª edição, o evento, que ocorre paralelamente à Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, oferece aos jovens a oportunidade de discutir e socializar os conhecimentos científicos desenvolvidos nas escolas. Busca ainda estimular, nos estudantes, o interesse pela ciência e pela cultura. A SBPC Jovem foi realizada pela primeira vez em 1993, durante a 45ª reunião anual da SBPC, em Pernambuco.

A SBPC Jovem desse ano tem como tema o “Conhecimento e Juventude na Construção da Cidadania” e homenageia o professor Antônio Martins Filho, criador e primeiro Reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Cerca de quatro mil alunos se inscreveram para apresentar seus trabalhos na SBPC Jovem e mais de três mil pessoas participaram do evento.

Palestras, minicursos, exposições temáticas e práticas pedagógicas também fazem parte da programação da SBPC Jovem. Porém o que mais diferencia o evento são as atividades mais alternativas, como a Usina Jovem de Idéias em Ciência e o Circo da Ciência e Arte. A Usina Jovem reúne os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas feiras de ciência de suas respectivas escolas. Segundo o professor Otávio José Lemos Costa, da comissão organizadora da SBPC Jovem, a Usina Jovem foi uma das atividades de maior sucesso do evento e teve 97 trabalhos selecionados entre os mais de 200 que foram inscritos inicialmente. Os cinco melhores trabalhos selecionados durante a semana serão premiados na solenidade de encerramento.

Outra atividade da SBPC Jovem é o Circo da Ciência e Arte, que ensina a ciência através da arte. Alunos de grupos como o Clube de Ciências da UECE (UECiência) encenam peças teatrais que abordam temas científicos como, por exemplo, a descoberta do DNA.

Por Julia Fecchio

Bolsista de Jornalismo/Agecom,de Fortaleza, na 57ª reunião anual da SBPC