Realização da Conferência Regional Sul de Ciência e Tecnologia & Inovação está confirmada
As mudanças no Ministério da Ciência e Tecnologia não alteram o roteiro já definido da Conferência Regional Sul de Ciência e Tecnologia & Inovação, prevista para os dias 9 e 10 de agosto no Hotel Cambirela, em Florianôpolis. A informação ê do presidente da Fapesc – Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica de Santa Catarina -, Rogério Portanova. A conferência tem como objetivo principal demonstrar como a ciência, a tecnologia e a inovação podem ser usadas como estratégia para promover o desenvolvimento político, econômico e social.
Para Portanova, essa demonstração pressupõe uma análise de
exemplos de sucesso, de obstâculos e gargalos na região; definição de prioridades, novas políticas públicas e novos instrumentos regionais e uma formulação de propostas concretas para disponibilizar conhecimento para o desenvolvimento regional. Sobre o novo ministro, Sérgio Rezende, Portanova destaca que ele também fala sobre a necessidade de investimento em pesquisa e desenvolvimento e a importáncia de linhas de crédito para pequenas empresas.
Já o diretor da área científica e tecnológica da Fapesc, Edgar Augusto Lanzer, enfatiza que um dos resultados aguardados da conferência é aproximar os setores acadêmico, empresarial e público (governamental e não governamental) da região Sul e estimular projetos regionais mobilizadores.
Entre os principais temas previstos para a conferência, destaque para os debates sobre emprego e renda, modelos de inserção, habitação e segurança, saúde e meio ambiente, recursos naturais e financiamento.
A programação completa pode ser encontrada no site:
www.fapesc.rct-sc.br/crcti
Fonte: Fapesc