Pesquisador mostra os melhores caminhos para os futuros cientistas na 57ª SBPC

21/07/2005 18:25

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em sua 57ª reunião anual, vem dando ênfase ao estímulo dos jovens à prática científica. Com base nisso, foi realizada, na manhã de quinta-feira, uma conferência que teve como tema “Conselhos a um Jovem Cientista”, com o professor Manassés Claudino Fonteles, Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Na ocasião, Fonteles destacou algumas virtudes, como dedicação, concentração e, principalmente, perseverança, necessárias aos jovens que pretendem se tornar pesquisadores. Disse também que é imprescindível que o futuro cientista, durante os momentos iniciais de seus estudos, não desanime diante das adversidades que encontrará. Outra característica essencial é a curiosidade, pois, para ele, a ciência deve sempre buscar os novos conhecimentos. A importância do método experimental nas pesquisas científicas também foi lembrada, na medida em o distanciamento desse tipo de procedimento pode resultar em trabalhos pouco objetivos e sem conteúdo.

Foram colocadas algumas questões recorrentes aos jovens que iniciam uma carreira científica. A insegurança quanto ao talento, à inteligência e ao sucesso das experiências, segundo Fonteles, é comum entre os pesquisadores iniciantes e não deve ser interferir no processo de formação desses cientistas. “Os jovens não podem duvidar das próprias idéias e nem fazer da autocrítica um processo permanente” aconselhou Fonteles, dizendo ainda que essas idéias não devem ser menosprezadas, pois inúmeros são casos de descobertas que não tiveram comprovação imediata.

Nos últimos anos, houve um incentivo à pesquisa no país, com a abertura de cursos de mestrados e doutorados em muitas universidades brasileiras. Isso colocou o Brasil como o 13º país com maior número de pesquisas realizadas. Fonteles falou ainda sobre a importância das instituições de ensino na formação científica dos jovens, por representarem um espaço livre, onde qualquer pessoa pode manifestar suas idéias.

Por Julia Fecchio/bolsista de jornalismo da Agecom, de Fortaleza, na 57ª reunião anual da SBPC