Imprensa Universitária celebra 40 anos

Fotos: Jones Bastos
Iniciada com uma missa, a cerimônia continuou com homenagens aos personagens que fizeram a história da Imprensa Universitária. Como o senhor Teodoro Rogério Vahl, que com apenas 22 anos assumiu a direção da IE logo depois de sua fundação. “Em três anos fizemos da Imprensa da UFSC uma das melhores do país, um modelo de imprensa universitária”, afirma Vahl.
Entre formas de barro repletas de quitutes típicos da cultura açoriana na Ilha roscas de polvilho, broas de erva-doce, queijadinhas e bijus , os convidados puderam ver uma pequena exposição com alguns dos livros mais antigos impressos na UFSC. O primeiro, de 1965, foi “O litisconsórcio no processo civil”, do professor de Direito e primeiro funcionário a chefiar a IE, Carlos Silveira Lenzi.
Logo ao lado, sobre a mesa da exposição, estava o original do especial de um ano de fundação da Imprensa. Fotos em PB ilustram os 40 anos de história contidos no livro. Desde as primeiras máquinas de composição, as famosas “Linotypo modelo 8” importadas da Alemanha Oriental pelo então Reitor, professor João David Ferreira Lima, até uma imagem do prédio recém-construído, singelo entre as árvores do amplo espaço vazio que era a UFSC em 1965.
A Imprensa Universitária, localizada logo atrás do Centro de Cultura e Eventos, atende hoje cerca de 1.500 solicitações de serviço, entre livros, folders, revistas, tanto para a universidade quanto para a comunidade em geral. São 36 funcionários quase o dobro dos 14 técnicos administrativos, tipógrafos, etc que inauguraram a Imprensa há 40 anos. Aberta ao público, a IU funciona de segunda a sexta-feira, entre 7h e 18h.
Willian Vieira / Bolsista de Jornalismo / UFSC
Mais informações pelo telefone 331 9595