Formandos de psicologia da UFSC oferecem orientação vocacional
Os vestibulandos que ainda não se decidiram sobre qual carreira seguir podem pedir ajuda no Laboratório de Informação e Orientação Profissional, setor que conta com um trabalho oferecido pelos alunos do último ano de Psicologia da UFSC. As inscrições para formação de grupos abrem em agosto, mas a fila de espera já contém quase 100 pessoas, de acordo com a coordenadora do projeto, professora Dulce Penna.
Os grupos se reúnem duas vezes por semana, e a orientação dura um mês, visando atingir as vésperas da inscrição para o vestibular da UFSC. A orientação conta com dinâmicas, jogos e outras atividades que, segundo Dulce, ajudam os jovens a pensar sobre as profissões de uma maneira divertida. Dulce conta que a inovação desse ano foi o “bingo das profissões”, criado pelos próprios estagiários do projeto.
O LIOP é um dos projetos de extensão do Serviço de Atendimento Psicológico, do Departamento de Psicologia. Além de oferecer orientação profissional à comunidade, constitui-se em oportunidades de estágios para alunos da área.
Para se inscrever nos grupos, é necessário ir pessoalmente no Serviço de Atendimento Psicológico da UFSC (SAPSI) e preencher uma ficha. A orientação por grupos é gratuita e há cerca de 150 vagas. O SAPSI fica no Campus Universitário, ao lado do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).
Mais informações: www.liop.ufsc.br
Por Bia Ferrani / Bolsista de Jornalismo / Agecom