Estudantes da UFSC que se destacaram na iniciação científica ganham viagem para a Reunião Anual da SBPC

15/07/2005 18:38

Fotos:Paulo Noronha/Agecom

Fotos:Paulo Noronha/Agecom

Além de enviar pesquisadores para apresentação de trabalhos na 57ª Reunião Anual da SBPC, que inicia neste domingo na Universidade Estadual do Ceará, a UFSC está proporcionando a viagem a seis estudantes de graduação que tiveram seus trabalhos selecionados como Destaques da Iniciação Científica 2004. A viagem é um prêmio para os alunos que terão a oportunidade de conhecer a cidade de Fortaleza, milhares de outros jovens e projetos de universidades de todo o país que serão apresentados durante o evento. A expectativa é de que a Reunião Anual da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência reúna público superior a 20 mil pessoas.

O reitor da UFSC, professor Lúcio José Botelho, recebeu os estudantes na tarde desta sexta-feira, entregou camisetas e botons da UFSC aos jovens e recomentou cuidado na cidade que ao mesmo tempo que conta com natureza e arquitetura privilegiadas apresenta também índices consideráveis de pobreza e violência. ”Estamos orgulhosos de vocês e esperamos que vocês também se orgulhem da instituição que estão representando”, disse o reitor. “Tenho certeza que vocês estão em um bom caminho”, destacou, lembrando a oportunidades que os estudantes tiveram ao receber bolsas de iniciação científica e a possibilidade de conhecer os processos da ciência a partir da orientação de professores reconhecidos em suas áreas.

Fernanda Cristina Silva Ferreira (do Curso de Química), Clebson Abati Graeff (Física), Maria Leonor Paes Cavalcanti Farias (Direito), Anderson Felisberto Dias (do Departamento de Ciências da Adminsitração), Elaine Cristina Stolf (do Departamento de Fitotecnica) e Janayna Hammes de Almeida (do Departamento de Mnicrobiologia e Prasitologia) são os estudantes que viajam a Fortaleza. Entre os trabalhos que desenvolveram, e que serão levados à Reunião da SBPC na forma de pôsters, estão estudos sobre a popular caramboleira, que tem seus frutos e folhas usadas na medicina popular; sobre a aplicabilidade do princípio de precaução no caso dos transgênicos; o efeito da terceirização nas organizações e sobre o Trypanosoma rangeli, um parasita que infecta diversas espécies, inclusive o homem.

O XIV Seminário de Iniciação Científica da UFSC foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro de 2004, no mesmo período da 4ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC.

Por Arley Reis

Jornalista da Agecom/UFSC