Benefícios da TV Digital são apresentados na reunião da SBPC
A implantação da TV Digital no Brasil é um tema muito discutido atualmente, principalmente depois das iniciativas do governo de financiar as pesquisas com esse tipo de tecnologia. Também por isso esse tema foi lembrado durante a 57ª Reunião da SBPC. Os conceitos de TV digital, além das dificuldades e dos objetivos da implantação dessa nova tecnologia foram apresentados por três especialistas sobre o assunto: José Raimundo Braga Coelho, representante da SBPC, Augusto Gadelha, presidente do Comitê de Implantação da TV Digital do Ministério das Comunicações, e Marcelo Zuffo, professor da Universidade de São Paulo (USP).
As discussões aconteceram durante o simpósio “A TV Digital Brasileira”, coordenado por José Raimundo. Em sua apresentação, ele falou das melhorias da TV Digital frente à analógica, usada hoje. A tecnologia digital melhora a imagem da TV, utilizando uma definição sete vezes maior que a atual, além de possibilitar o aumento na mobilidade da programação das emissoras, que poderão ser vistas em outros equipamentos, como o celular. Além disso, José Raimundo destaca o caráter interativo da TV Digital, pois o telespectador poderá escolher, no seu televisor, a qualquer hora, o programa que desejar ver.
Essa popularização da tecnologia digital dentro do sistema televisivo brasileiro também traz benefícios como a economia de gastos com telecomunicação e entretenimento, a inserção do país no panorama tecnológico mundial, o crescimento da capacitação nacional na área e o aumento da qualidade e da diversidade da programação. A real implantação da TV Digital no Brasil ainda não tem uma data confirmada e deverá enfrentar diversos desafios. Isso pois, como lembra o professor da USP, Marcelo Zuffo, a TV convencional ainda é a mais compatível com a renda do país e representa o principal meio de informação da população brasileira.
No entanto, vários setores estão interessados nessa tecnologia e, por isso, atuam de forma mais ampla na implantação da TV Digital. O Governo Federal, por exemplo, criou, em novembro do ano passado, um decreto que estimula os estudos sobre o tema nas universidades de todo Brasil e já liberou 39 milhões de reais para financiar os projetos de pesquisas. São 555 técnicos e pesquisadores envolvidos nos 22 projetos que estão sendo desenvolvidos em 72 instituições. Até dezembro desse ano, deverá ser concluída a fase de avaliação técnica e, em fevereiro de 2006, será apresentado ao governo um documento com os resultados dos estudos. Augusto Gadelha, do Ministério das Comunicações, comentou que o ministro Hélio Costa “se identifica pessoalmente com a criação da TV Digital e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD)”.
Gadelha destaca que a condição primordial para a implantação da TV Digital no Brasil é que ela atinja toda população. Segundo ele, o Ministério e o Governo estão buscando um novo tipo de comunicação de massa e seriam contra esses projetos se eles não procurassem beneficiar pessoas de todas as rendas. A inclusão social e o acesso de toda população às novas tecnologias são os ideais de todos os pesquisadores da TV digital e baseiam todo estudo científico feito sobre o tema.
Por Julia Fecchio
Bolsista de Jornalismo/Agecom,de Fortaleza, na 57ª reunião anual da SBPC