Show com o Trio Matita Perê nesta quinta no especial 12:30
O Projeto 12:30 terá, nesta quinta-feira, dia 16, a primeira das duas edições extras como parte do Circuito Cultural Banco do
Brasil, CCBB, evento que movimentará Florianópolis entre os dias 14 e 26 de junho com cinema, teatro, música, pintura,
debates, em atrações locais e nacionais.
A maior parte da programação
(www.bb.com.br/appbb/portal/bb/ctr/cc/index.jsp) acontecerá no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, mas as apresentações do Projeto 12:30 ocorrerão na Concha Acústica da Universidade, nas quintas-feiras, às 12h30.
A programação habitual do Projeto 12:30, às quartas-feiras, prossegue normalmente. A primeira edição extra, dentro do CCBB, conta com o Trio Matita Perê, banda com quatro anos de estrada e referência no cenário instrumental da cidade.
Matita Perê é o nome de um álbum do maestro Tom Jobim, lançado 1973. O homônimo ilhéu reúne três dos mais talentosos instrumentistas da cidade, com a proposta de explorar as “nuances rítmicas, harmônicas e melódicas do rico repertório musical brasileiro contemporâneo”. A linguagem conhecida por jazz é o caminho usado para passear pela bossa-nova, samba, baião, maracatu e afoxé, em composições próprias. Os músicos ainda adicionam um “sotaque pop contemporâneo” nas versões de clássicos de Tom Jobim, Dori Caymmi, Toninho Horta, João Bosco, Milton Nascimento, Djavan e César Camargo Mariano.
O grupo explora a fusão de instrumentos acústicos como violões de aço, de nylon e percussão com os elétricos guitarra e contrabaixo. A proposta é criar um som que seja dinâmico, mas leve e envolvente. O Trio Matita Perê lançou, em janeiro de
2004, um CD com músicas próprias.
Um dos compositores do grupo é o guitarrista e violonista gaúcho Leo Garcia, que já trabalhou com Adriana Calcanhoto e Oswaldo Montenegro. Ex-professor pela UDESC, foi o vencedor do 1° Festival de Música do SESC de Santa Catarina em 2000. Seu companheiro de composição no Trio é o contrabaixista Rafael Calegari, que acumula cursos com grandes nomes da MPB como Arismar do Espírito Santo, Pascoal Meirelles e Arthur Maia. O baterista é Rodrigo Paiva, natural de São Paulo e mestre em música pela UNICAMP. Em Florianópolis atua como diretor musical do Grupo PERC PÉ de sapateado e como percussionista da Camerata Florianópolis.
O Projeto 12:30, uma iniciativa do DAC (Departamento Artístico Cultural da UFSC), surgiu em 1986 com edições esporádicas. Em 1993 adquiriu caráter semanal: toda quarta-feira uma atração diferente apresenta-se na Concha Acústica, ao meio dia e meia, em frente ao prédio do CCE (Básico). Em 2001 o Projeto 12:30 cresceu, sendo criada uma versão acústica para os amantes da música de câmara, instrumental ou de shows mais leves e elaborados. O Acústico 12:30 acontece no Teatro da UFSC, em frente à Praça Santos Dumont. Outro desdobramento, o Intercâmbio Catarinense, leva apresentações musicais para escolas públicas da Grande Florianópolis. Em 1999, o Projeto 12:30 lançou um CD com 12 faixas inéditas e a participação de mais de 60 músicos.
SERVIÇO: Show com O Trio Matita Perê
Onde: Circuito Cultural Banco do Brasil – Projeto 12:30, na Conhca Acústica da UFSC
Quando: 16 de Junho de 2005, quinta-feira, às 12h30
Quanto: Gratuito e aberto ao público
Programa: Covers e Músicas Próprias
Telefone: 99660673
Fonte: Roberto Saraiva – aluno bolsista de Extensão
Assessoria de Imprensa do Projeto 12:30
DAC – Departamento Artístico Cultural da UFSC