Série Nutrição lança novo livro na UFSC
O lançamento do livro será nesta quinta-feira,16, às 19h30min, no auditório do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus da Universidade Federal de Santa Catarina. A promoção é da UFSC, através da EdUFSC, Pró-Reitoria de Cultura e Extensão e Departamento de Nutrição. Apóiam o evento: Centro Acadêmico de Nutrição (UFSC), Nutri Júnior, Pós-Graduação de Educação Tutorial –Nutrição UFSC, e curso de Nutrição da Univali.
Considerada uma obra científica e literária pela pesquisadora do Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, professora Sônia Tucunduva Philippi, o livro Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições, sétimo da Série Nutrição da Editora da UFSC (EdUFSC), destaca as perspectivas da gestão das Unidades Produtoras de Refeições(UPRs), aprofundando conhecimentos sobre perdas nutricionais, escolhas alimentares e estratégias de educação alimentar, controle de desperdício, preocupação com a gestão dos recursos ambientais, riscos à saúde, manipulação genética, alimentos orgânicos, rotação de culturas, oposição à monocultura, fortalecimento da agricultura familiar e dos mercados locais.
Segundo as autoras, Rossana Pacheco da Costa Proença, Anete Araújo de Sousa, Marcela Boro Veiros e Bethania Hering, uma das metas é “a busca do respeito ao ser humano, à sua dignidade, ao seu trabalho e à sua relação com a natureza”. Os pesquisadores observam que o livro trata de “questões desafiadoras para a gestão de Unidades Produtoras de Refeições, abrindo espaço importante de conhecimentos e desenvolvimento de estratégias com relação não somente aos alimentos, mas ao papel que a unidade apresenta na sociedade”.
Sobre a questão da qualidade, lembram as pesquisadoras que “os cuidados da rotulagem dos alimentos constituem uma tendência que evidencia o aumento das exigências do consumidor”, ou seja, leva à valorização das diversas opções de certificação dos alimentos (processo, conformidade, qualidade, origem e composição nutricional).
A pesquisadora Rossana Pacheco da Costa Proença explica que o objetivo de uma unidade de alimentação e nutrição é o fornecimento de uma refeição equilibrada nutricionalmente, apresentando bom nível de sanidade, e que seja adequada ao comensal, denominação dada tradicionalmente ao consumidor em alimentação coletiva. Deve também, acrescenta, auxiliar no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis e na educação alimentar e nutricional.
No prefácio escrito para a obra, o consultor nacional do Programa Alimentos Seguros, Alves da Silva Jr., afirma que “todos os conhecimentos em relação à alimentação e à saúde nos levam a campos importantes como a qualidade nutricional, sensorial e o controle higiênico-sanitário dos alimentos, nos quais se estuda a alimentação como base em uma nutrição equilibrada e o alimento como fonte de contaminação”. E adverte: “de nada adianta ter alimentos inócuos se não tivermos nutrientes adequados para suprir as necessidades orgânicas, favorecendo o perfeito funcionamento do sistema imunológico, o qual tem papel significativo na amplitude dos surtos de DTAs – Doenças Transmitidas por Alimentos”.
Referindo-se ao livro publicado pela EdUFSC, diz tratar-se de uma “verdadeira obra-prima, com um abrangente contexto, fornecendo informações completas para profissionais e estudantes se sensibilizarem quanto à qualidade dos alimentos e à satisfação do cliente, fazendo uma reflexão sobre os fundamentos nutricionais e sensoriais, além de disponibilizar as ferramentas para desenvolver corretamente os mecanismos de controle e avaliação na preparação dos alimentos de serviços de alimentação”.
De acordo com Sônia Tucunduva Philippi, “esta obra literária preenche uma lacuna e cumpre um importante papel”, pois apresenta-se como “uma ação concreta para a construção de um marco técnico-prático de referência em alimentação institucional, destacando-se como leitura obrigatória para docentes, pesquisadores, alunos e profissionais da área”.
O livro A Alimentação através dos tempos, de Lieselotte Hoeschl Ornellas, marcou o lançamento da Série Nutrição pela EdUFSC. A catarinense de Lages, primeira nutricionista do Brasil, lembra, por exemplo, que apesar de todas as inovações, “o homem continua sendo o que come, e a diferença alimentar, em uma colméia, faz da larva uma rainha”.
Conheça as autoras:
Rossana Pacheco da Costa Proença é nutricionista, mestre e doutora em Engenharia, com Pós-Doutorado em Sociologia da Alimentação, na França. Docente do curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC.
Bethania Hering é nutricionista e administradora, mestre em Nutrição e docente do Curso de Nutrição e do curso de Especialização em Qualidade em Alimentação e Nutrição da Univali.
Anete Araújo de Sousa é nutricionista, mestre em Ciência dos Alimentos e doutora em Engenharia. Docente do curso de Nutrição e do Programa de Pós-Graduação em Nutrição da UFSC.
Marcela Boro Veiros é nutricionista, mestre em Engenharia e doutoranda em Nutrição na Universidade do Porto – Portugal. Docente do curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí – Univali.
Qualidade nutricional e sensorial na produção de refeições
Rossana Pacheco da Costa Proença,Anete Araújo de Sousa, Marcela Boro Veiros e Bethânia Hering
EdUFSC – Série Nutrição
221 págs.; R$ 40,00
Fones para contato:
(48) 331-9784 – Departamento
331-5042 – Sala
ou: rproenca@mbox1.ufsc.br
Fonte: Editora da UFSC