Núcleo de Estudos Açorianos apóia realização do 1º Encontro de Bandeira e Cantorias do Divino Espírito Santo

08/06/2005 15:04

Com apoio do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC, será realizado em em Itajaí, na Igreja Matriz, o 1º Encontro de Bandeira e Cantorias do Divino Espírito Santo. O evento marca os 50 anos da Igreja e também o Dia de Camões (10/06), que é comemorado como o Dia de Portugal. O encontro acontece neste sábado, 11/6, a partir de 19h30min, na Igreja Matriz de Itajaí.

O Litoral do Estado de Santa Catarina foi povoado por açorianos, uma estratégia da Coroa Portuguesa para ocupar o Brasil Meridional. A partir de janeiro de 1748 começam a chegar na Ilha de Santa Catarina os primeiros Casais de Açorianos, em oito anos foram mais de 6000 pessoas que chegaram e muitos foram redistribuídos ao longo do litoral para fazer a ocupação das terra em nome da Coroa Portuguesa.

Esta gente trouxe dos Açores o seu modo de viver, suas tradições e seus costumes, suas crenças e religiosidade. Na religiosidade, sem dúvida, o Culto ao Espírito Santo é a maior expressão desta cultura. As festas ao Espírito Santo acontecem em todo o litoral do estado Catarinense e no ritual da Festa as cantorias do divino têm um papel fundamental na organização e manutenção desta tradição. Elas fazem o “Peditório” para arrecadar doações para a Festa e também já fazem a divulgação da festa. Também são responsáveis por conduzir todo o ritual da Coroação na festa do Espírito Santo.

A missa do encontro das bandeiras terá a liturgia do dia de Pentecostes, e as cantorias entram em pontos determinados da celebração levando junto no cortejo a bandeira e a coroa do Espírito Santo. Esta cantoria geralmente é formada por três ou quatro pessoas, uma dela puxa os versos (cantador) e as outras respondem, Usam como instrumentos uma Rabeca (ou violino), um tambor e muitas vezes um vilão.

Deste encontro em Itajaí vão participar as seguintes cantorias: Cantoria do Seu Lili, de Florianópolis, Grupo Filhos da Terra, de São José, Arautos do Divino, de São Francisco do Sul, Foliões do Divino Espírito Santo, da Penha, Grupo Santa Luzia, de Porto Belo e Grupo de Garopaba. Diversos municípios também participarão levando apenas as Bandeiras do Divino.

Mais informações pelo telefone 48 99828938, com Joi, ou 47 348 1080 com Toni.

Serviço:

1ª Encontro de Bandeira e Cantorias do Divino Espírito Santo

Local: Igreja Matriz de Itajaí

Data: 11 de junho de 2005 as 19:30 horas

Visite o site do Núcleo de Estudos Açorianos: www.nea.ufsc.br/