Livro apresenta Guerra do Contestado sob nova ótica
Os estudos sobre a Guerra do Contestado não são mais os mesmos. A obra “Lideranças do Contestado”, do professor do departamento de história da UFSC e doutor pela Unicamp, Paulo Pinheiro Machado, analisa o conflito não apenas de uma forma documental, mas crítica, refutando teorias por muito tempo aceitas pela historiografia.
O livro, lançado em 2001 pela Editora da Unicamp, é uma versão modificada de sua tese de doutorado. O professor Cláudio Henrique de Moraes Batalha, que orientou a tese de doutorado, lembra, na orelha do livro, que “já houve quem dissesse que faltou ao Contestado seu Euclides da Cunha, que pudesse torná-lo tão conhecido quanto Canudos”.
Machado admite a existência de lacunas na historiografia brasileira a respeito do tema. Confessa que só soube da existência do conflito no período final de sua graduação. Percebeu também que o assunto era abordado mais por sociólogos do que por historiadores. O historiador conta que no decorrer da pesquisa entendeu porque o assunto era tão pouco estudado. Havia pouca documentação disponível. Somente em 1996, em virtude do centenário de Canudos, o Arquivo Histórico do Exército (AHEX) liberou documentos, entre os quais o professor achou 32 caixas referentes ao conflito na região do Contestado. “A documentação não tinha sido liberada antes porque as Forças Armadas achavam que aquilo poderia depor contra eles”, diz o historiador.
Somando-se à documentação obtida no Arquivo Histórico do Exército, estão outras conseguidas pelo próprio autor em suas 12 viagens pela região do Contestado. O historiador afirma que conseguiu localizar 22 sobreviventes ou descendentes dos sobreviventes. Há fotos e depoimentos orais em seu livro.
O livro custa R$30,50 pela Editora da Unicamp, mas o professor vende a R$20,00 aos seus alunos. O professor conta que ele próprio já vendeu ou doou aproximadamente 500 unidades de uma edição de 1800 exemplares.
Os interessados em comprar o livro podem procurar o professor no Departamento de História, em sua sala, ou emprestar o livro da Biblioteca Universitária.
Saiba mais:
A guerra do Contestado ocorreu na segunda década do século XX, na região fronteiriça dos estados de Santa Catarina e Paraná. A guerra foi gerada por problemas de diferentes origens, como conflitos por terras, construção de uma estrada de ferro e messianismo.