IV Oficina de Saúde Indígena no Brasil em julho na UFSC
Nos dias nove e dez de julho, o Grupo de Trabalho Saúde Indígena da ABRASCO (Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) organiza a IV Oficina de Saúde Indígena. A oficina integra o III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, e trará para discussão as temáticas “mais presentes nos discursos oficiais e não oficiais, bem como na agenda política, para os povos indígenas”.
Atenção diferenciada, interculturalidade, medicinas tradicionais, controle social e ética e pesquisa estarão entre os temas abordados por pesquisadores nacionais e estrangeiros. Alguns, inclusive, são índios ou representantes da Fundação Nacional de Saúde – órgão executivo do Ministério da Saúde responsável pela promoção à saúde dos povos indígenas e que, há alguns meses, estiveram no foco da imprensa devido ás consecutivas mortes de crianças indígenas em reservas indígenas dos caiovás, do Mato Grosso do Sul.
“Segundo os organizadores, a IV Oficina de Saúde Indígena marcará a consolidação das atividades do GT de Saúde Indígena, propiciando discussões e debates entre a comunidade científica e outros setores da sociedade brasileira envolvidos com a atenção à saúde dos indígenas.
Coordenadores: Esther Jean Langdon e Eliana E Diehl (USFC)
Apoio Institucional: ABRASCO; ABA/Fundação Ford; FUNASA; UFSC e FIOCRUZ.
Informações:232-7718 ou elianadi@uol.com.br e lauranawa@yahoo.com.br
____________________________________________________-
III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde
Entre os dias nove e 13 de julho de 2005, o III Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde, acontece na UFSC . O evento terá como tema os Desafios da fragilidade da vida na sociedade contemporânea, em resposta à necessidade de reflexão articulada no campo das Ciências Sociais e Humanas sobre a saúde e a qualidade de vida das populações. Oficinas, painéis, mesas-redondas e palestras farão parte dos cinco dias do evento, realizado pela Comissão de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e pelo programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da UFSC.
Promoção UFSC e ABRASCO
Informações www.sociaisehumanas.com.br
Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom