Inscrições abertas para o Curso de Especialização em Biossegurança

06/06/2005 09:14

Estão abertas as inscrições para a 3º edição do Curso de Especialização em Biossegurança da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os candidatos podem se inscrever até 20 de junho para o processo de seleção e admissão. Ligado ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB), o curso conta com a colaboração com o Programa de Pós Graduação em Biotecnologia. A capacitação é gratuita e tem início previsto para 25 de julho, com término em 23 de setembro de 2005. Os participantes receberão o título de especialista em biossegurança.

Segundo o coordenador do curso, o professor Edmundo C. Grisard, há dois tipos de biossegurança no Brasil. A legal, que é regulamentada por lei, abrange assuntos como a produção e comercialização dos organismos geneticamente modificados, os “OGM”. A outra seria aquela que trata dos cuidados que devem ser tomados pelas pessoas que trabalham com produtos químicos, por exemplo.

Biólogos, farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros, agrônomos, engenheiros sanitaristas e médicos são o público-alvo do curso. Além desses, físicos, odontólogos, químicos, veterinários, sociólogos, advogados e jornalistas, por estarem inseridos em áreas onde as atividades envolvem conhecimento e/ou procedimentos de biossegurança, também podem participar. Outros profissionais que trabalham com atividades relacionadas ao tema podem se candidatar a uma das 25 vagas oferecidas.

Para participar é necessário dispor de tempo integral, pois o curso será ministrado pela manhã e à tarde. Serão 390 horas/aula distribuídas em nove disciplinas. Também é preciso ter domínio do inglês (para interpretação de textos em língua inglesa) e conhecimentos básicos de informática (operação de microcomputador).

A ficha de inscrição e o edital estão disponíveis no site: www.biosseguranca.ufsc.br. Uma cópia da inscrição deverá ser enviada por e-mail para biosseguranca@ccb.ufsc.br e outra assinada, entregue na secretaria do curso. Também serão aceitas inscrições enviadas pelos correios. Um currículo deverá ser anexado, apontando as atividades desenvolvidas pelo candidato nos últimos cinco anos. Essas atividades deverão ser comprovadas. O modelo do curriculum vitae também está disponível no site do curso. Os estrangeiros que quiserem participar, precisam entregar uma documentação específica, que deverá ser solicitada junto à secretaria.

No dia 1 de julho será divulgado o resultado da seleção (no site do curso e afixados na secretaria), que levará em conta o currículo e a documentação apresentados, além da coerência entre a(s) área(s) de atuação, o objetivo do curso e o interesse manifestado pelo candidato. Os selecionados devem confirmar presença até 8 de julho e se informar a respeito da matrícula na secretaria do curso.

A especialização acontece em Florianópolis e é dirigida pela comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e da Associação Nacional de Biossegurança (Anbio).

O endereço para envio/entrega de inscrições é: Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Ciências Biológicas – Departamento de Microbiologia e Parasitologia – Curso de Especialização em Biossegurança – Campus Universitário, Caixa Postal 476, CEP 88040-900 – Florianópolis, SC.

No caso de envio pelos correios, o prazo máximo para postagem é 17 de junho.

Mais informações pelos telefones: (48) 331-5164 ou (48) 331-9258 – Departamento de Microbiologia e Parasitologia – UFSC.

Por Talita Garcia/Bolsista de Jornalismo da Agecom