Fórum do Maciço do Morro da Cruz promove 2ª Mostra Ambiental

02/06/2005 15:57

Inserido na ampla proposta de combate à pobreza e à exclusão social e de discussão das políticas públicas específicas, o Fórum do Maciço Central do Morro da Cruz promove nos próximos dias 2 e 3 de junho a 2ª Mostra Ambiental do Maciço do Morro da Cruz, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina. Mais do que apresentar à comunidade de Florianópolis os trabalhos na área ambiental desenvolvidos pelos alunos das 13 Escolas de Educação Básica e Centros de Educação Infantil da rede pública estadual de ensino que integram o Fórum, a mostra visa disseminar junto à sociedade o trabalho que vem sendo desenvolvido desde o ano 2000 em busca de inclusão e melhoria das condições de vida das diversas comunidades que integram o Maciço do Morro da Cruz e vivem em situação de extrema pobreza em plena região central da capital catarinense.

O evento será composto de dois momentos. Na abertura, às 19 horas do dia 2 de junho (quinta-feira), com a presença de diversas autoridades, será entregue ao prefeito de Florianópolis, Dário Berger, o Plano Comunitário de Urbanização e Preservação do Maciço do Morro da Cruz. Trata-se de um conjunto de propostas elaboradas pelo Fórum do Maciço, contemplando as reivindicações das comunidades e visando ações imediatas, de médio e de longo prazo, especialmente quanto às melhorias na urbanização e infra-estrutura dessas áreas, com preservação ambiental. A necessidade de medidas urgentes tem sido constatada pelas autoridades do município, em diversas visitas efetuadas ao local.

Às 9 horas de sexta-feira (3/6) será aberta a mostra propriamente dita, que terá visitação pública das 9h30min às 18h. Nela poderão ser conferidos os trabalhos desenvolvidos pelos alunos e professores das escolas que compõem o Fórum e abrangem um universo de cerca de 10 mil estudantes, entre crianças e adolescentes. Os trabalhos das escolas vão expor os contrastes Morro-Cidade e alguns de seus trabalhos e projetos, tais como “Reciclando o lixo”, “Estudo da sexualidade”, “Sabor e saber” e outros voltados à questão da luta contra a violência, a pobreza, a fome e a exclusão, e pela preservação dos ecossistemas. A mostra inclui trabalhos como varal literário, maquetes, cartazes, instalações, pinturas e outros, nos quais os estudantes abordam os conteúdos desenvolvidos pelo projeto coordenado pelo Grupo do Meio Ambiente do Fórum do Maciço Central do Morro da Cruz.

Integram o Fórum as Escolas de Educação Básica Jurema Cavallazzi, Celso Ramos, Hilda Theodoro Vieira, Lauro Müller, Lúcia do Livramento Mayvorne, Padre Anchieta, Antonieta de Barros, Henrique Stodieck e Silveira de Souza e os Centro de Educação Infantil Anjo da Guarda, Cristo Redentor, Mont Serrat e Nossa Senhora de Lourdes.

Mais informações podem ser obtidas com a diretora-adjunta da EEB Jurema Cavallazzi, Cinara Zabot (fone 225 7731); com a Secretária do Fórum, professora Elisete (fones 233 5573 e 3028 6615), ou no Laboratório de Análise Ambiental da UFSC – LAAm (fone 331 8813 – laam@cfh.ufsc.br ).