Extensio caminha para terceira edição
Até pouco tempo pôde-se pensar que a Sepex – este ano de 14 e 17 de setembro – era o único espaço para a divulgação dos projetos de extensão desenvolvidos na UFSC. Desde o ano passado, porém, a revista eletrônica Extensio, desenvolvida pelo Departamento de Apoio à Extensão, tem possibilitado a alunos de todos os centros envolvidos em projetos de extensão publicar seus artigos na internet.
Caminhando para a terceira edição, a revista eletrônica Extensio serve de vitrine para alunos e professores, surgindo como uma forma de aproveitar os artigos exigidos ao fim do projeto de extensão, que antes não tinham visibilidade. “Cada vez mais os artigos estão aumentando o seu nível, graças ao incentivo que é, para estes alunos, ver publicado seu material”, diz o presidente do Conselho Diretor da revista, Gilson Braviano.
A seleção dos artigos é realizada pelo Conselho Editorial, com integrantes de todos os centros da UFSC, e independe da área de conhecimento. “Não distribuímos os artigos por área, simplesmente scolhemos os melhores, que mereçam ser publicados”, afirma Braviano. Segundo ele, a produção maior tem sido nas áreas de saúde e educação, com artigos de nível cada vez mais alto.
Em maio de 2004 foi lançada a edição zero, com a seleção da melhor produção acadêmica de extensão de 2002 – primeiro ano em que os artigos passaram a ser exigidos ao fim dos projetos. Em dezembro, foi ao ar a segunda edição, com artigos referentes a 2003. Segundo Braviano, a expectativa é que, até setembro desde ano, quando acontece a Sepex, a terceira edição já esteja disponível, com os melhores artigos de 2004.
Com a periodicidade regularizada, será mais fácil abrir espaço para a produção de outras universidades. Outro objetivo da Extensio.é alcançar a indexação da CAPES, tornando-se reconhecida no meio acadêmico nacional e internacional. “Com a indexação, adentraremos a elite da produção acadêmica”, conclui Braviano.
Por Willian Vieira/bolsista de jornalismo da Agecom