Encontro homenageia cem anos do filósofo francês Jean-Paul Sartre
Nesta terça,dia 21, acontece no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) da UFSC o Encontro Comemorativo do Centenário de Sartre.
Está programada uma Mesa de Abertura para 9h e uma Conferência, às 9h30min, sobre a importância de Jean-Paul Sartre para o cenário contemporâneo nas ciências e nas artes. No período da tarde, às 14h, haverá exibição do curta-metragem “Novelo” e um debate com os diretores do filme, Pedro Bertolino, Ady Vieira e Pedro Paulo de Souza. Depois do Coffe Break das 16h, será apresentado, às 16h30min, o vídeo “On a Raison de se Revolter” e na seqüência um debate.
As comemorações continuam à noite, mas os eventos serão transferidos para a Aliança Francesa de Florianópolis, na Rua Visconde de Ouro Preto, no Centro. Uma performance sobre o teatro de Sartre será apresentada por Célida Salume Mendonça, às 19h30min, e às 20h30min haverá o encerramento do encontro.
Jean-Paul Sartre
O escritor e pensador francês Jean-Paul Sartre foi o maior intelectual do Existencialismo, filosofia que exalta a total liberdade do ser humano. Em 1938, publicou o romance A Náusea, que revela os sentimentos de repugnância do personagem Roquentin, em relação ao mundo material. Esse livro foi responsável pelo reconhecimento de Sartre, mas apenas em 1943, ele escreveu sua obra principal, O ser e o nada. Sua produção intelectual foi fortemente marcada pela Segunda Guerra Mundial e pela ocupação nazista na França. Ao escrever a peça de teatro As moscas, que versa sobre o tema do mito grego de Orestes e Electra, Sartre faz uma comparação com a ocupação alemã em Paris e inaugura o chamado “teatro de situação”. Ao lado de Simone de Beauvoir, também filósofa existencialista e sua companheira de toda a vida, Sartre participou da vida política não só da França, mas mundial e apesar de marxista, nunca deixou de criticar o autoritarismo. Sartre morreu aos 74 anos, de um ataque cardíaco, em 1980.
Fotografias sobre o filósofo Jean-Paul Sartre ficaram em exposição no Hall do CFH até sexta, dia 17. Podem ser vistas, esta semana,na Aliança Francesa.
Mais informações pelo telefone: 331-9253
Por Júlia Fecchio/bolsista de jornalismo da Agecom