Dino De Poli recebe título de Doutor Honoris Causa da UFSC
UFSC concede título de Doutor Honoris Causa a Dino de Poli e, in memoriam, a Augusto Roa Bastos.
O título de “Doutor Honoris Causa” será entregue a Dino De Poli, presidente da Fundazione Cassamarca, que estará presente ao “Seminário Humanismo Latino e Sociedade Brasileira”. Na ocasião, outro título de “Doutor Honoris Causa” será concedido, in memoriam, ao escritor paraguaio Augusto Roa Bastos, vencedor do Prêmio Cervantes de Literatura em 1989, falecido em 28 de abril deste ano, aos 87 anos. A solenidade de entrega dos títulos acontece dia 21,durante Sessão Solene do Conselho Universitário, no Auditório da Reitoria, às 17h30min.
Fundazione Cassamarca
A Fundazione Cassamarca, sediada em Treviso, na Itália, é voltada para o resgate do humanismo latino.
Há quatro anos, a Fundazione Cassamarca financia cátedras abertas no Brasil, em universidades como UFSC, UNIVALI, UNICAMP e PUC/RS, o que possibilita a reflexão e o estudo à cerca dos valores do humanismo latino. A Cassamarca é responsável por pesquisas a respeito da história e da influência do humanismo latino no mundo. Seus estudos abrangem a Europa, a América Latina, a África e demais territórios onde aconteceram migrações latinas. O financiamento de cátedras de pesquisa acontece também em países como Argentina, EUA, Canadá, Austrália, Portugal e Suíça.
“Gostaríamos de pensar numa universidade que volte a falar à sociedade, (…) que não seja apenas um lugar de produção de diplomas, (…) mas uma universidade que recolhe valores e os projeta na sociedade”, declarou Dino De Poli no documento de apresentação da Cátedra Humanismo Latino, sediada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em Portugal.
Seminário ” Humanismo Latino e Sociedade Brasileira ”
O seminário acontece dias 20 e 21, no auditório da reitoria da UFSC.
A programação do dia 20 abre com um discurso de Poli. A agenda segue e ainda durante a manhã acontecem as mesas-redondas “Humanismo Latino nas Universidades Brasileiras”, às 10h e “Humanismo Latino e Sociedade Brasileira”, às 11h15min.
Augusto Roa Bastos
A obra de Augusto Roa Bastos inclui romance, conto, poesia, teatro e novela (O Filho do Homem, 1960). Uma de suas últimas publicações no Brasil é o “Livro da Guerra Grande” (Record, Rio de Janeiro, 2002, 235 págs), uma mistura de ficção com fatos históricos a respeito da Guerra do Paraguai. Concorreu ao Prêmio Jabuti 2004 por “Vigília do Almirante”, obra na qual Cristóvão Colombo é transformado em personagem. O escritor foi chefe de redação do jornal El País e correspondente internacional em Londres pelo mesmo jornal.
No ano passado, Roa Bastos viria à UFSC participar do “III Congresso Brasileiro de Hispanistas”, onde seria homenageado. Entretanto, não pôde comparecer em razão de problemas de saúde.
Informações sobre o Seminário no CCJ, sala 318 / (48) 233 0633 ou observatorio@ccj.ufsc.br.
Por Talita Garcia / bolsista de Jornalismo da Agecom.