Curso de Arquitetura e Urbanismo tem dois finalistas no Opera Prima
O Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina teve dois trabalhos de conclusão de curso de graduação selecionados para o concurso Opera Prima 2005. “A densidade e um descanso – corredor cultural Victor Meirelles”, de Eduardo Westphal, com a orientação da professora Marta Dischinger, e “A desconstrução da escola de arquitetura”, de Ricardo Luís Silva, orientado por Américo Ishida, concorrerão com outros 23 projetos de todo o país. Os finalistas foram selecionados entre 400 trabalhos de aproximadamente 100 faculdades de arquitetura brasileiras. O concurso Opera Prima é organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) há 19 anos.
A idéia de Westphal foi criar uma área de lazer e descanso em quatro lotes da rua Victor Meirelles, no Centro de Florianópolis. Essa via reúne duas características peculiares aproveitadas pelo autor: a presença de edifícios históricos e o grande fluxo de estudantes dos colégios das cercanias.
A rua denomina-se Victor Meirelles justamente porque ali se encontra a casa onde nasceu o pintor homônimo, em 1832. Além disso, estabelecimentos como a Kibelândia e a Associação Filatélica também foram considerados no projeto pela sua tradição.
“A densidade e um descanso” prevê equipamentos de lazer e cultura, gastronomia, biblioteca e moradia estudantil, com a intenção de requalificar a rua como um corredor de cultura. E sugere intervenções lúdicas, como sinalização, obras de arte, qualificação de fachadas e mobiliário urbano para imprimir uma identidade àquele espaço.
Paredes- “A desconstrução da escola de arquitetura” foi concebido por Ricardo Luís da Silva como um projeto teórico-prático. Ele pesquisou e examinou a localização das faculdades, sua arquitetura e o processo pedagógico. Da crítica nasceu o projeto de uma escola alternativa mais próxima dos centros urbanos e que teria como filosofia uma maior interação entre as diferentes turmas de alunos. As aulas seriam ministradas em salas sem paredes.
CONVERSE com Eduardo Westphal e Ricardo Luís Silva, por e-mail (eduardowestphal@zipmail.com.br e ricardosilva@icablenet.com.br) ou por telefone (51 8162 6340 e 11 9782 3084 respectivamente).
FALE TAMBÉM com os professores que orientaram os trabalhos, Marta Dischinger (mdisch@arq.ufsc.br) e Américo Ishida (ishida@arq.ufsc.br). Fone 48 3319393/ 9550.
O DEPARTAMENTO de arquitetura e urbanismo você conhece em www.arq.ufsc.br
Por Carla Cabral/ Núcleo de Comunicação do Centro Tecnológico/UFSC