Cristiano Mascaro no Foto em Pauta
O fotógrafo ministra palestra nesta quarta, às 17h, na sala 4 do Centro de Cultura e Eventos, integrando a programação do Circuito Cultural do BB. Entrada franca.
PROJETO FOTO EM PAUTA
Idealizado pelo fotógrafo e professor de fotografia da PUC Minas
Eugênio Sávio, a proposta do projeto é colocar em contato com o
público renomados fotógrafos brasileiros para mostrar seus trabalhos
mais relevantes (projeções) e conversar abertamente. O evento se
realiza em Belo Horizonte desde 2004 e agora em Florianópolis a
convite do Circuito Cultural Banco do Brasil.
CRISTIANO MASCARO
O arquiteto e fotógrafo Cristiano Mascaro é um profissional bastante
conhecido por fotos que revelam, com rara sensibilidade, o universo da
arquitetura e do patrimônio histórico brasileiro. Além de ser um dos
mais talentosos fotógrafos de arquitetura do país, ele destacou-se
ainda nas carreiras de docente e de repórter fotográfico.
Até consolidar como um dos mais importantes fotógrafos da arquitetura
da capital paulista, cujo trabalho de documentação se estende por mais
de duas décadas, Mascaro percorreu uma longa e bem sucedida
trajetória. Após formar-se em arquitetura pela Faculdade de
Arquitetura e Urbanismo da USP, o fotógrafo iniciou sua carreira
fotojornalística na revista Veja, na qual permaneceu por quatro anos.
A partir de então passou a dirigir o Laboratório de Recursos
Áudio-Visuais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde
permaneceu durante quinze anos. Em 1985, recebeu o prêmio Eugène
Atget, concedido pela prefeitura de Paris. Obteve o grau de mestre em
1986, também pela Universidade de São Paulo, com a dissertação O Uso
da Fotografia na Interpretação do Espaço Urbano. Em 1995, doutorou-se
pela mesma universidade, com nota máxima e menção de louvor,
apresentando a tese A Fotografia e a Arquitetura.
Contudo, além da relevante contribuição acadêmica, Mascaro levou o
nome da fotografia brasileira a países como Suíça, Inglaterra, França,
Alemanha, Itália, Estados Unidos, Cuba, Argentina, Venezuela e
Equador, seja em exposições coletivas ou individuais. Além disso,
várias de suas fotografias integram coleções de museus como:
International Museum of Photography at Georges Eastman (EUA),
Bibliothèque Nationale de Paris, Centre d`Art et de Culture Georges
Pompidou (França), Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Fundação
Cultural de Curitiba, Pinacoteca do Estado de São Paulo, Museu de Arte
Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC), Museu de Arte de São
Paulo (MASP) e Museu de Arte de Moderna de São Paulo (MAM).
O fotógrafo é ainda autor dos livros A Cidade (1979), Cristiano
Mascaro: As Melhores Fotos (1989), Luzes da Cidade (1996) e São Paulo
(2000), considerado pela crítica o seu ensaio mais poético, marcado
pela desimportância e aleatoriedade das cenas. Em São Paulo, o
fotógrafo registra cenas de grande beleza, nas quais nada parece
acontecer. “É o cotidiano aparentemente vazio, rasteiro”, define ele.
Contudo, no seu livro mais recente, O patrimônio construído (2003),
Mascaro apresenta as cem edificações mais importantes do Brasil.
Edifícios, igrejas, fortes e teatros ressurgem ainda mais luminosos e
integrados à paisagem. Revelam detalhes da arquitetura, das pinturas e
também da ação do tempo, permitindo uma viagem de norte a sul e, o
mais curioso, do século XVI ao XX. O livro recebeu no ano passado o
segundo lugar na categoria Arquitetura, Urbanismo, Fotografia,
Comunicação e Artes do Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação
literária brasileira.
Fonte: Eugênio Savio/Projeto Foto em Pauta