Circuito Cultural Banco do Brasil traz Juca Chaves e Jair Rodrigues para a UFSC

08/06/2005 13:28

O que o menestrel Juca Chaves, o cantor Jair Rodrigues e o ator global Pedro Paulo Rangel têm em comum? Nos próximos dias, de 14 a 26 de junho, o comum entre eles será o Circuito Cultural Banco do Brasil, projeto itinerante que vai trazer a Florianópolis shows, espetáculos teatrais, apresentações de mímica etc, tudo no cenário do Centro de Cultura e Eventos da UFSC. A maior parte da programação tem entrada franca. Os ingressos, que serão cobrados apenas para alguns shows e peças de teatro, começam a ser vendidos a partir desta sexta (máximo de cinco por pessoa), numa bilheteria montada no Hall do próprio Centro de Cultura, no Campus Universitário da Trindade.

São 25 atrações programadas para os 13 dias da mostra, que contempla também cinema, palestras e encontro com artistas. O evento vai ainda percorrer outras 15 cidades brasileiras, como Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife. Na etapa de Florianópolis, será solicitada ao público a doação de um caderno universitário de 100 folhas, que será revertido para o Programa Volta às Aulas, dos funcionários do Banco do Brasil.

A etapa catarinense terá como destaques a exposição “Djanira – Traço e Cor – Gravuras e Desenhos”, com obras do Museu Nacional de Belas Artes, os shows de Juca Chaves, Fernanda Abreu, Jair Rodrigues e a peça SoPPa de Letra, com Pedro Paulo Rangel, além de encontros com o diretor Fábio Barreto, diretor de filmes como “O Quatrilho”, indicado ao Oscar de 1995 como Melhor Filme Estrangeiro – e “Bella Donna”, apresentações da Quasar Companhia de Dança, oficinas de mímica e outras atrações.

Outro grande destaque do Circuito, segundo José Carlos Cardoso Costa, é o festival de animação Anima Mundi, considerado o maior do gênero das Américas e um dos cinco principais do mundo. Ao mesmo tempo, haverá uma oficina em que os participantes poderá fazer suas próprias animações com massa de modelar. Costa lembra que o Circuito tem caráter social. De 1999, quando foi iniciado, até 2004, contabiliza 117 etapas, mais de um milhão de visitantes, 297 toneladas de alimentos doados e2.631 empregos gerados.

Para o reitor Lúcio José Botelho, não é fácil montar um evento desse porte com esse nível de gratuidade bancado pelo Banco do Brasil. O reitor aproveitou a ocasião para anunciar um mega-evento ecologicamente correto para novembro desse ano: show com Gilberto Gil e Tom Zé movido a energia solar.

Mais informações sobre o Circuito em Florianópolis com Susana Poerner (susanapoerner@bb.com.br), (48) 239-3043 ou Renato Pezzotti (renato@linhaselaudas.com.br)