Vídeo documentário “Flor de Pessegueiro” é lançado noTeatro Álvaro de Carvalho

31/05/2005 15:10

Acontece nesta terça-feira, dia 31 de maio, às 21 horas, no Teatro Álvaro de Carvalho-TAC, em Florianópolis, o lançamento do vídeo documentário “Flor de Pessegueiro”, dirigido pela jornalista Ângela Bastos, sobre mulheres que romperam o silêncio e denunciaram a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. Miriam Moritz, regente do Coral da UFSC, assina a triha sonora com Ricardo Fujji.

No evento também será lançado o vídeo documentário “Hassis – um auto retrato imaginado”, dos diretores Ricardo Weschenfelder e Marco Martins. Os dois vídeos são vencedores do 1º Edital do Funcine de incentivo à produção audiovisual – prêmio Armando Carreirão.

As protagnostias do documentário “Flor de Pessegueiro” são mulheres que romperam o silêncio e denunciaram a violência sexual sofrida por crianças e adolescentes. Na maioria são mães que mesmo diante do medo, das ameaças e da vergonha à exposição pública buscaram os serviços de proteção à infância para impedir a continuidade da prática que atinge todas as classes sociais. O filme aborda ainda o relato de técnicos e de especialistas sobre este fenômeno, especialmente no âmbito da família.

A motivação para o documentário “Flor de Pessegueiro” nasceu do olhar da jornalista Ângela Bastos, radicada em Florianópolis (SC). Em suas reportagens para o jornal Diário Catarinense, onde trabalha desde 1994, a repórter sentiu que não podia deixar restrito às páginas do jornal o relato de mulheres que tinham vivido a experiência de violência sexual dentro da família. Suas vozes emocionadas constituem o fio condutor do documentário. “`Flor de Pessegueiro` tem como proposta fomentar reflexão e, quando possível, realização de debate sobre a questão da violência sexual contra crianças. O objetivo é fazer chegar o documentário a diferentes espaços: associações, sindicatos, organizações não-governamentais, órgãos públicos”, comenta a diretora.

O projeto que deu origem ao filme foi vencedor do 1º Prêmio Audiovisual “Armando Carreirão” do Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine). Os recursos da premiação permitiram a realização do documentário de 26 minutos de duração e filmado com câmara digital G-15. O trabalho com produção, gravação, edição e finalização durou seis meses. Os depoimentos foram colhidos em cinco cidades de Santa Catarina.

Além de Florianópolis, o filme também deverá ser lançado em Rio Grande e Porto Alegre.

Ficha técnica:

Direção: Ângela Bastos; Produção executiva: Juraci Perboni; Edição de Imagens: Stanley Costa; Imagens: Mauro Fagundes; Trilha sonora: Miriam Moritz e Ricardo Fujji

Fonte: [CW] – DAC – PRCE – UFSC, com material da diretora do documentário