UFSC oferece nova edição do Curso de Especialização em Biossegurança
Estão abertas a partir desta segunda, 30/5, as inscrições para o Curso de Especialização em Biossegurança oferecido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os candidatos podem se inscrever até 20 de junho para o processo de seleção e admissão. O curso, ligado ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia (MIP), do Centro de Ciências Biológicas (CCB), em colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, ambos da UFSC, tem início previsto para 25 de julho e término em 23 de setembro de 2005. A capacitação dá ao participante o título de especialista em biossegurança.
Biólogos, farmacêuticos, biomédicos, bioquímicos, enfermeiros, agrônomos, engenheiros sanitaristas e médicos são o público-alvo da especialização. Outros profissionais como físicos, odontólogos, químicos, veterinários, sociólogos, advogados e jornalistas, por estarem inseridos em áreas onde as atividades envolvem conhecimento e/ou procedimentos de biossegurança também podem se candidatar a uma das 25 vagas oferecidas.
Para participar é necessário dispor de tempo integral, pois o curso será ministrado pela manhã e à tarde. Serão 390 horas/aula distribuídas em nove disciplinas. Também é preciso ter domínio do inglês (para interpretação de textos em língua inglesa) e conhecimentos básicos de informática (operação de microcomputador).
A ficha de inscrição e o edital estão disponíveis no site www.biosseguranca.ufsc.br. Uma cópia da inscrição deverá ser enviada por e-mail para biossegurança@ccb.ufsc.br e outra assinada, entregue na secretaria do curso. Um currículo deverá ser anexado, apontando as atividades desenvolvidas pelo candidato nos últimos cinco anos. Essas atividades deverão ser comprovadas. O modelo do curriculum vitae também está disponível no site do curso. Os estrangeiros que quiserem participar precisam entregar uma documentação específica, que deverá ser solicitada junto à secretaria.
No dia 1 de julho será divulgado o resultado da seleção (no site do curso e na secretaria do MIP), que levará em conta o currículo e a documentação apresentados, além da coerência entre a(s) área(s) de atuação, o objetivo do curso e o interesse manifestado pelo candidato. Os selecionados devem confirmar presença até 8 de julho e se informar a respeito da matrícula.
O curso acontece em Florianópolis e é dirigido pela comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc) e da Associação Nacional de Biossegurança (Anbio).
O endereço para envio/entrega de inscrições é: Universidade Federal de Santa Catarina – Centro de Ciências Biológicas – Departamento de Microbiologia e Parasitologia – Curso de Especialização em Biossegurança – Campus Universitário, Caixa Postal 476, CEP 88040-900 – Florianópolis, SC. No caso de envio pelo correio, o prazo máximo para postagem é 17 de junho.
Mais informações pelos telefones: (48) 331-9049 ou (48) 331-9258, junto ao Departamento de Microbiologia e Parasitologia da UFSC.
Por Talita Garcia/Bolsista de Jornalismo da Agecom