Projeto para integrar a criança na escola e na sociedade

25/05/2005 14:35

O Projeto “Arte na Comunidade” é desenvolvido desde o ano 2000 pelo artista plástico e músico Juan Carlos Magnelli, nas comunidades vizinhas a Universidade Federal de Santa Catarina, freqüenta as creches e os Centros Comunitários ensinando como as crianças podem se integrar entre amigos através da música. O artista é ligado ao grupo Artesãos de Deoniso.

Os professores, geralmente alunos da UFSC, que apóiam e incentivam o projeto, levam para as crianças carentes os seus conhecimentos de xadrez, teatro de bonecos, modelagem, repuxado, violão e teclado. Na UFSC o projeto também recebe apoio do Diretório Central dos Estudantes e da Associação de Pós-Graduandos. No dia 1º de agosto, no CIC, haverá uma exposição com todos os materiais feitos durante estes cinco anos da existência do Projeto. O dinheiro arrecadado irá para a criança artista que o criou.

Morador do Pantanal, Juan Magnelli, participa sempre de eventos que a UFSC oferece o transmite aos seus alunos todo o aprendizado. Além da Creche São José, na Serrinha, Centro Comunitário do Pantanal e Penitenciária feminina, onde já ministrou cursos, o Projeto “Arte na Comunidade”, está chegando agora nas Creches São Francisco, na Serrinha e São Luís, na Agronômica. Mas, Juan pode fixar suas aulas num galpão que pretende construir num terreno doado por um servidor aposentado da UFSC. Localizado no bairro da Serrinha, o terreno com 500 metros quadrados poderá ser solução para aumentar o número de cursos e alunos, abrangendo inclusive adolescentes que aprenderão profissões para o futuro.

“Quando a sociedade participa nas comunidades carentes, ajuda a diminuir a criminalidade”, acredita Juan que busca apoio financeiro para a construção junto aos órgãos públicos e empresas privadas, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Por Celita Campos/jornalista da Agecom