Primeira dissertação da Pós-Graduação em Estudos da Tradução será defendida nesta terça-feira

24/05/2005 11:12

A Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET) da UFSC apresenta nessa terça-feira, às 14h, na sala 405, do prédio B do CCE, a primeira defesa de dissertação de mestrado do curso.

O trabalho realizado pela aluna Priscilla Eger Teixeira, sob a orientação do professor Philippe Humblé, aborda “O uso do dicionário bilíngüe português/espanhol no ensino fundamental do colégio Dom Jaime Câmara”.

“Essa primeira dissertação é um marco histórico para a PGET, pois representa o início de uma mudança dos estudos de tradução, a partir da qual os alunos passam a ter um espaço científico para o estudo do tema no Brasil” diz a coordenadora do curso, professora Marie-Hélène Torres.

A PGET foi criada em setembro de 2003 com o objetivo de formar profissionais capacitados em atividades de pesquisa e magistério superior no campo da tradução. É o único programa de pós-graduação dessa área no Brasil. A falta de cursos desse tipo no país é resultado de questões de infraestrutura, como a carência de professores que trabalhem na área de tradução. A coordenação do PGET ainda pretende, depois da primeira avaliação da CAPES, ampliar o programa com a criação de um doutorado.

O calendário da PGET ainda inclui a realização de uma mesa-redonda para discutir o tema “Poesia: antologia e tradução”

Rui Carvalho Homem, da Universidade do Porto (Portugal)fala sobre: Contra-escrita, contrapágina: a publicação de poesia traduzida – algumas perplexidades; John Milton, da USP, sobre Antologias clássicas e modernistas de poesia traduzida no Brasil; José Roberto O’Shea da UFSC, sobre Preferências e Processos: Coligindo a poesia Norte-americana contemporânea em tradução? e o professor Walter Carlos Costa, também da UFSC, sobre Ivo Barroso e Nelson Ascher, antologistas de poesia estrangeira.

O evento está marcado para o dia sete de junho, às 10h, na sala Drummond, no prédio B do CCE.

Informações pelo telefone: 331-6647 e www.pget.ufsc.br

Por Julia Fecchio/bolsista de jornalismo da Agecom