Palestra Atividade Física e Saúde nesta quarta no auditório do HU

03/05/2005 15:48

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência a Dislipidemia (NIPEAD-HU) promove, a palestra “Atividade Física e Saúde” ministrada pelo professor Edgard Matiello Júnior, do Departamento de Educação Física, da UFSC. A palestra é aberta a comunidade em geral, e acontece dia quatro de maio, quarta-feira , no auditório do Hospital Universitário, com entrada franca.

A atividade faz parte do projeto de extensão do NIPEAD, que realiza toda primeira quarta-feira do mês uma palestra com um especialista. “Procuramos oferecer palestras com diversos profissionais para diversificar as abordagens sobre o mesmo assunto”, afirma a professora do Departamento de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde, Geny Aparecida Cantos, coordenadora do projeto.

O Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Assistência a Dislipidemia (NIPEAD-HU) tem por objetivo prevenir a dislipidemia na comunidade universitária através do atendimento multiprofissional e interdisciplinar, buscando um estilo de vida mais saudável. O Núcleo conta com profissionais e professores de Medicina, de Farmácia, de Bioquímica, de Nutrição e de Educação Física.

Dislipidemia

A dislipidemia é um distúrbio do metabolismo humano que altera e desregula as taxas de colesterol, sendo um dos fatores de risco para doenças cardiovasculares. O projeto do NIPEAD teve início em 1997, para atender o número elevado de pacientes que passava pela cardiologia do Serviço de Atendimento à Comunidade Universitária do H.U.

No ocidente, o principal motivo de mortes, durante o século passado, foi a doença arterial coronariana, segundo pesquisadores da área. Estudos clínicos no mundo inteiro, mostram que a prevenção feita a partir do controle dos fatores de risco – tais como sedentarismo , hipertensão arterial, diabetes, fumo, dislipidemia, alimentação inadequada – têm sido a melhor alternativa para se evitar a instalação da doença na artéria e no coração e para a efetiva queda na taxa de mortalidade resultante deste tipo de doença.

Para maiores informações, tel. 331-9712 ramal 221 com a professora. Geny Aparecida Cantos

Por Anderson Porto/bolsista de jornalismo da Agecom