Ouvidoria da UFSC completa nove anos

30/05/2005 18:38

A Ouvidoria da UFSC completou nove anos no sábado passado. Criada no dia 28 de maio de 1996, a Ouvidoria tem o objetivo proporcionar à comunidade um canal para encaminhamento de críticas, reclamações, sugestões e elogios.

Com novas instalações desde o começo de maio deste ano, a Ouvidoria está localizada no andar térreo do Prédio da Reitoria, no hall de entrada. Antes, ficava ao lado da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), também no andar térreo da Reitoria. O Balcão de Informações, situado na entrada do prédio, é subordinado à Ouvidoria e foi criado para facilitar o atendimento à comunidade.

O cargo de ouvidor já foi ocupado por quatro pessoas. O ouvidor atual é o administrador Arnaldo Podestá Jr. Sua função é receber qualquer tipo de reclamação ou sugestão, registrá-la e encaminhá-la ao órgão responsável, cobrando uma solução. Atua, assim, como mediador de questões.

A Ouvidoria é solicitada, em média, 530 vezes por mês. O Balcão de Informações recebe cerca de 800 pessoas e 150 ligações mensalmente. As estimativas são do atual ouvidor. Desde sua criação, a Ouvidoria já recebeu 2.620 reclamações e denúncias.

Para se comunicar com a Ouvidoria, basta ligar para o telefone 3319020, enviar um e-mail para falecom@ouvidoria.ufsc.br ou fazer uma visita.

Por Bia Ferrari/Bolsista de Jornalismo da Agecom