Lançamento do livro “Jornalismo em Perspectiva” nesta quinta-feira

12/05/2005 10:52

Nesta quinta, dia 12, acontece a Sessão Solene em Homenagem aos 50 anos de fundação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina e lançamento do livro “Jornalismo em Perspectiva”, organizado pelos professores Maria José Baldessar e Rogério Christofoletti, no Plenário Deputado Osni Régis, Palácio Barriga Verde, às 18h.

O Curso de Jornalismo da UFSC tem forte ligação com o Sindicato desde sua reestruturação em 1987, se faz presente, através de 11 dos 19 autores. Dos professores Francisco Karam, Maria José Baldessar, Áureo Moraes e César Valente, aos ex-professores Moacir Pereira e Regina Zandomenico, Róger Bittencourt, Gastão Cassel. Também ex-alunos, hoje atuando como jornalistas profissionais, deram vida ao livro: Andressa Braun, Zé Dassilva e Frank. Completando o rol dos autores com um vínculo com a universidade Jacques Mick é doutor em Sociologia Política pela UFSC e Marli Cristina Scomazzon, mestre em Mídia e Conhecimento. Ainda a UFSC foi a parceria na produção do livro, editado pela EdUFSC, com apoio da Eletrosul.

O livro apresenta textos de 19 jornalistas de todo o estado, buscando oferecer ao leitor um retrato destes 50 anos de jornalismo. Repórteres, colunistas, editores, chargistas e ilustradores, homens e mulheres dos mais diferentes meios reúnem no texto uma generosa parcela da história recente do campo jornalístico local. O livro foi totalmente produzido por jornalistas: dos textos às ilustrações, da capa ao projeto gráfico, da organização e revisão à captação de recursos para a sua impressão.

Disposta em quatro partes, a obra apresenta inicialmente relatos sobre a imprensa regional, passando do Planalto Serrano ao Vale do Itajaí, do Norte ao Sul, do Oeste à região metropolitana de Florianópolis. Na segunda parte é mostrada a produção jornalística no rádio, na televisão, na fotografia e na política, bem como os impactos das assessorias de comunicação no mercado de trabalho.

A terceira parte do livro realça as inovações que marcaram o jornalismo local e sinalizam algumas perspectivas para a área. As escolas de comunicação, a discussão sobre a ética profissional e a chegada dos computadores às redações são alguns dos tópicos abordados. A participação das mulheres no fazer jornalístico e as contribuições do Sindicato dos Jornalistas na articulação dos profissionais também são temas. Para completar, a quarta parte reúne trabalhos de alguns dos mais talentosos e importantes ilustradores e chargistas de Santa Catarina.

Livro: Jornalismo em Perspectiva, editora da UFSC,nº de páginas: 288, Distribuição dirigida.